Incêndio devasta parque no Castelo pelo segundo dia seguido

Imagem aerea Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello com área queimada
Moradores do bairro criaram um grupo no WhatsApp para reconstruir o parque (Reprodução/TV Globo)

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello continua, pelo segundo dia seguido, sendo atingido por um incêndio. O espaço fica no bairro Castelo, na região da Pampulha. O fogo já destruiu ao menos dez hectares de área verde, o que corresponde a 30% da área total do parque, conforme o Corpo de Bombeiros. Os moradores do bairro já criaram um grupo no WhatsApp para organizar a reconstrução do local.

Pessoas da região e voluntários estão ajudando desde o início dos focos – que começaram na manhã de ontem (5). Eles auxiliam com hidrantes dos prédios que ficam próximos ao parque. Os voluntários também oferecem lanches e água para os bombeiros que estão na linha de frente.

“Eu cheguei ontem às 5h30 e vi o incêndio. Tinha muita fumaça. A academia ficou cheia de fuligem e sujeira do fogo. E ainda hoje o cheiro está muito forte”, conta Cristiane Avelar, funcionária de uma academia que fica em frente ao parque.  

Combate

Desde de ontem, ao menos 20 militares trabalham para conter o incêndio na região do Castelo. Eles tiveram apoio de um caminhão que esguicha água para resfriar áreas não queimadas e impedir que o fogo se alastre. Segundo a corporação, o trabalho é difícil já que se trata de uma mata fechada em terreno íngreme. As chamas atingiram, inclusive, as copas das árvores, o que dificulta o acesso dos bombeiros aos focos.

Nesta terça-feira (6), 13 militares dos bombeiros estiveram no local para combater o fogo. Hoje, segundo a corporação, há somente um foco principal de incêndio no parque, e os demais já foram extintos pelos bombeiros. Foi feito um acesso por outro ponto parque para facilitar o trânsito dos militares.

Ainda de acordo com Corpo de Bombeiros, um ponto de monitoramento está sendo mantido no local para visualizar possíveis novos focos de incêndio. Além disso, está sendo estruturada uma aproximação em direção foco principal por meio de uma linha de combate a incêndio.

Fogo já destruiu grande parte do parque (CBMMG/Divulgação)

Mobilização

Os moradores do bairro Castelo criaram um grupo no Whastapp com o intuito de reconstruir o parque, que foi parcialmente destruído pelas chamas.

“Ainda tem muito foco de incêndio. A fumaça tomou conta do bairro todo. A gente viu os pássaros, tartarugas e urubus deixando o parque desesperados. Muitos animais morreram”, relata Thomaz Albano, um dos moradores do bairro que está auxiliando nos trabalhos.

Repercussão

Nas redes sociais, muitas pessoas comentaram o ocorrido. Veja a repercussão:

Edição: Aline Diniz
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!