Moradores de um condomínio do bairro Jardins de Petrópolis, em Nova Lima, Região Metropolitana de BH, contrataram quinze caminhões–pipa para combater dois incêndios em vegetações da região. Um dos focos atinge a Mata do Faria desde a última quinta–feira (29), e o outro, a mata do Morro do Pires, desde segunda–feira (2).
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
A empresária Fernanda Godinho é moradora da região e relata ao BHAZ que os moradores têm se mobilizado junto com a brigada Rota MG30 para apagar os dois incêndios. Ela conta que o fogo ficou muito forte na madrugada de segunda–feira, chegando a invadir algumas casas. A brigada conseguiu controlar as chamas, mas os focos ainda estão ativos. Ninguém ficou ferido.
“A associação de moradores já pagou, junto com a comunidade, mais de 15 caminhões–pipa só para combater esses incêndios. Então é a gente mesmo que está nesse combate com a brigada. Foi bem perigoso, foram incêndios bem intensos, então estamos passando por um sufoco por lá”, narra a empresária. Veja imagens:
Incêndio está com focos ativos
Uma das preocupações dos moradores é o incêndio na Mata do Faria, que ainda está com um grande foco ativo. Eles temem que o fogo aumente e adentre a região das residências. A área de preservação é de responsabilidade da mineradora AngloGold, que monitorou o local na tarde desta quarta-feira (4), segundo Fernanda.
Os brigadistas acionaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Nova Lima para atuarem no incêndio. Fábio Britto, presidente da associação de moradores e coordenador da Brigada Rota MG30, explica que os militares não precisaram atuar nas áreas, uma vez que a situação já estava controlada quando eles chegaram.
A Defesa Civil da cidade, por sua vez, esteve no local algumas vezes, segundo o brigadista Leonardo Purri. A reportagem entrou em contato com os Bombeiros, que disseram não ter recebido acionamentos nos últimos três dias para a bairro Jardins de Petrópolis.
A Defesa Civil, por sua vez, disse em nota ao BHAZ que “na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atuam quatro brigadistas devidamente capacitados e que realizam monitoramento de todas as áreas da região de Nova Lima”.
“Em locais onde há focos de incêndios mais próximos a residências, esses profissionais atuam diretamente no combate, dependendo da proporção das chamas, Corpo de Bombeiros é acionado – 193, visto que a coordenadoria não dispõe de caminhão auto bomba, como recurso de resfriamento das áreas”, esclareceu o órgão.
Por fim, a Defesa Civil ressaltou que atendeu mais de 60 ocorrências relacionadas a incêndios e que “o monitoramento segue diariamente bem como o contato direto com o Corpo de Bombeiros”.
Os dois focos de incêndio ainda estão ativos no bairro. “Estamos com um incêndio em andamento no alto do Morro do Pires, algumas linhas de fogo estão descendo para o Jardins de Petrópolis. Neste exato momento, estamos preparando para combater uma parede de pneus. Vamos ligar um caminhão com mangueira de bombeiros”, detalha Britto.
“A Mata do Faria tem um foco que tem mais de uma semana e que não foi combatido. É uma área de muito difícil acesso e é uma área da AngloGold. Tentamos ir lá, participei de uma incursão noturna, mas não conseguimos chegar na área do incêndio, pois nos deparamos com um paredão de 100 metros de altura”, relata Purri.
Em nota ao BHAZ, a AngloGold informou que “foi comunicada sobre a ocorrência de focos de incêndio na área conhecida como Mata do Faria, em Nova Lima, e que, nesta quarta-feira (04/09), enviou brigadistas para o combate às chamas no local”.
Segundo a mineradora, “a equipe realizou um sobrevoo de drone na região e verificou que as chamas estavam localizadas em área de mata fechada, em um ponto central e distante de residências e sem possibilidade de acesso seguro, o que impossibilitou o combate pelos brigadistas”.
“A equipe acionou o Corpo de Bombeiros e realizará novos sobrevoos na área para monitorar a continuidade ou não do foco”, finalizou a AngloGold.