Incêndio no parque do Castelo continua pelo terceiro dia seguido

Imagem aérea da mata do parque com fumaça e bombeiro com mangueira apagando chamas
Até o momento, 10 hectares já foram destruídos pelas chamas, cerca de 30% da área do parque. (CBMMG/Divulgação)

O Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, na região da Pampulha, continua pegando fogo pelo terceiro dia consecutivo. Até o momento, 10 hectares já foram destruídos pelas chamas, cerca de 30% da área do parque – de acordo com um levantamento do Corpo de Bombeiros e da Fundação de Parques. A corporação suspeita que o incêndio seja criminoso (veja aqui).

Os bombeiros combateram o fogo até às 4h da madrugada de hoje (7), e voltaram ao amanhecer. O trabalho foi direcionado às chamas em uma área de muito difícil acesso, por conta da vegetação densa e do terreno acidentado. Alguns pontos de risco de novos focos de incêndio foram eliminados, enquanto outros precisaram ser combatidos pela segunda vez.

Nos pontos onde foram vistos apenas fumaça, os bombeiros realizaram um trabalho de resfriamento para que a situação não se agrave.

Mata fechada e terreno íngreme dificulta trabalho dos bombeiros

A operação continua com o apoio do caminhão APE (Auto Plataforma Escada) que lança jatos de água em pontos distantes, onde é impossível chegar de carro ou a pé. A escada acoplada ao veículo facilita a visualização da área do parque.

Três dias

O incêndio no parque começou na madrugada de segunda feira (5), com chamas altas e muita fumaça. A fuligem tomou conta do bairro Castelo e se espalhou para outras áreas da cidade. Moradores e voluntários se juntaram para ajudar a apagar as chamas e oferecer água e comida aos bombeiros.  

Até mesmo as crianças já se envolveram na situação. As equipes que trabalham no local receberam uma cartinha de agradecimento de uma pequena belo-horizontina (leia aqui).

Animais silvestres do parque como urubus, tucanos e tartarugas foram vistos por moradores e bombeiros deixando o local.

Bombeiro resgata pássaro durante incêndio.
Edição: Aline Diniz
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!