Por que investidores do ramo imobiliário preferem investir seu capital em BH

O cenário otimista para o mercado imobiliário de Belo Horizonte em 2020 também se reflete nas unidades de luxo (Reprodução/Pixabay)

É de conhecimento geral que o Brasil passou por uma crise econômica bastante complicada nesses últimos anos. Por conta disso, diversos setores da economia foram impactados negativamente, sofrendo uma grande retração. No entanto, com uma recuperação incipiente emergindo, o mercado de imóveis em BH voltou a atrair ainda mais investimentos.

A época mais dura parece ter acabado e, devido a isso, os investidores que já preferiam investir os seus recursos na capital mineira voltaram a procurar por excelentes oportunidades de negócio, principalmente em segmentos que valorização é alta, como é o caso do setor imobiliário.

O mercado imobiliário de BH

Existe uma sensação de otimismo bastante forte e, devido a isso, é evidente uma evolução nos últimos meses e perspectivas para lá de empolgantes, a curto e médio prazo. Diversas regiões já mostram sinais claros de reaquecimento com um aumento na demanda e na oferta. A expectativa é que as coisas melhorem ainda mais.

Uma das maiores tendências para o mercado imobiliário de Belo Horizonte é de crescimento, já que o cenário mais obscuro da crise econômica do Brasil aparenta ter sido superado. As pessoas estão mais seguras e confiantes não apenas na economia, mas também no país de uma forma geral.

As instituições financeiras como um todo, os bancos e inclusive as construtoras tendem a ampliar o índice de negócios, simplificando a obtenção do crédito e proporcionando condições mais flexíveis para pagamento. Aqueles que que estão à procura de um empréstimo para adquirir o imóvel próprio poderá desfrutar de oportunidades cada vez mais interessantes.

Outro elemento que não pode deixar de ser levado em consideração é a perspectiva de queda na inflação, que deve ocorrer neste cenário mais otimista na economia brasileira. Como fruto dessa queda, os consumidores conquistam um poder de compra mais elevado, ainda mais em alusão à construção civil.

O cenário otimista para o mercado imobiliário de Belo Horizonte em 2020 também se reflete nas unidades de luxo. Pessoas com um maior poder aquisitivo e que antes estavam receosas em realizar grandes compras retornaram com seus investimentos na economia do país, o que certamente inclui os imóveis.

De forma genérica, o consumidor detentor de um alto poder aquisitivo é aquele que se concentra em casas mais espaçosas ou apartamentos que, além de grandes, também possuem uma série de recursos tecnológicos que entregam facilidades para a rotina diária e uma maior qualidade de vida.

Ainda nesse mercado de imóveis de luxo, um nicho que exibe perspectiva bastante interessante é o de condomínios fechados, que são reflexo de uma demanda relevante por mais segurança. Os empreendimentos residenciais desse tipo possuem vigilância 24 horas, câmeras de monitoramento e alarmes, além do controle de entrada da portaria.

Nota-se também que há uma procura maior por apartamentos à venda em BH. Essa corresponde a uma tendência nas maiores cidades do planeta e com BH não seria diferente.

Com uma população cada vez maior e a redução do espaço urbano, tem ocorrido um aumento na procura por apartamentos menores, mais práticos e com uma localização privilegiada.

São imóveis que não passam dos 30m² e são uma excelente opção para pequenas famílias, pessoas que moram sozinhas e jovens profissionais, por exemplo. Apesar do espaço ser reduzido, a localização do edifício acaba compensando esse fator, uma vez que ela proporciona uma infraestrutura excelente e o próprio prédio muitas vezes oferece um conjunto de facilidades como lavanderia, academia, espaço gourmet, entre outros.

Regiões com aumento da demanda e dos valores dos aluguéis

Com a retomada do crescimento, é natural que algumas regiões tenham uma procura ainda mais elevada devido às suas características e às demandas do mercado imobiliário.

Há uma tendência que a procura por unidades (e, consequentemente, os valores) aumente nos bairros mais nobres, principalmente na região Centro-Sul. Se trata da área com maior valorização e de maior tradição na capital mineira, sobretudo pela proximidade com importantes estabelecimentos comerciais, escolas, restaurantes, grandes supermercados e shoppings de alto padrão.

Ademais, é válido pontuar que a recuperação da economia e uma maior procura por imóveis acaba resultando em um aumento no valor dos aluguéis. Quanto à situação dos proprietários que se viram forçados a baixar os preços dos aluguéis para eliminar a vacância dos espaços, esse panorama vai ser muito diferente nos próximos meses.

As locações devem apresentar um crescimento sustentável a partir desse momento. Isso é igualmente válido para o nicho residencial e também para o segmento dos imóveis comerciais. Apesar do momento demandar um pouco de cuidado, as pessoas estão ficando mais seguras e tranquilas para investirem.

Em outras palavras, a demanda e a oferta de casas à venda em BH vão aumentar de forma saudável, sem criar especulações e uma bolha imobiliária. Além disso, nos últimos meses percebeu-se uma reação bastante interessante e otimista nesse nicho, principalmente na área central da cidade e nas regiões mais nobres. Toda essa positividade tem grandes chances de se expandir ainda mais no ano que vem, por conta, dentre outras coisas, da abertura de novas companhias por pessoas com perfil de investidor mais arrojado.

Agora você sabe por que os investidores do ramo imobiliário gostam de investir os seus recursos em Belo Horizonte. Compartilhe esse post em suas redes sociais!

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!