Jovem diz ter sido expulso de festa por membros da Galoucura e denuncia homofobia

homofobia galoucura
Matheus Rodrigues disse ter sido cercado por um grupo de integrantes da torcida organizada Galoucura e levado até a saída por ser homossexual (Reprodução/@teteur_oficial/Instagram)

Um cabeleireiro de 27 anos denuncia ter sido expulso de uma festa realizada no Clube Labareda, localizado no bairro Itapoã, em BH, na tarde de ontem (27). No local, Matheus Rodrigues conta que foi cercado por um grupo de integrantes da torcida organizada Galoucura e levado até a saída por ser homossexual. A Polícia Civil investiga o caso (veja abaixo).

“Eles me chamaram no cantinho, falaram pra eu me retirar. Eu vesti a minha roupa, toda sem graça, toda constrangida, eles me escoltaram até o final na portaria porque eu estava de body e porque eu era gay”, disse, em vídeo publicado nas redes sociais.

Ainda segundo ele, funcionários do Clube viram ele ser conduzido até a saída e nada fizeram para impedir. Na manhã de hoje (28), Matheus disse que ainda está muito chateado com a situação, mas garante que não vai deixá-la impune.

“A homofobia não passará, qualquer tipo de preconceito não passará. Tô chateado, tô magoado, minha cabeça passa por um turbilhão de coisas porque torcida organizada não é fácil, mas não vou me calar”, desabafa.

Polícia vai investigar o caso

O jovem relata, ainda, que não sabe a identificação das pessoas que o expulsaram da festa. Por estar nervoso, segundo ele, não conseguiu olhá-los no rosto.

“Eu não sei nomes, porque fiquei só com a cabeça baixa, com medo deles me agredirem. Eu só soube juntar minhas coisas e sair daquele lugar. É um absurdo, em pleno século 21 isso acontecer. Você não precisa me aceitar, mas a sua obrigação é me respeitar”, disse ele.

Ainda ontem, Matheus procurou uma delegacia próxima para registrar uma ocorrência contra os envolvidos. Em nota enviada ao BHAZ, a Polícia Civil disse que “investiga o caso, com a instauração de Inquérito Policial e realização de diligências que se encontram em andamento para identificar os suspeitos” (leia na íntegra abaixo).

O BHAZ procurou o Clube Labareda e o Atlético, que é responsável pela administração do espaço. Por telefone, a reportagem foi informada que o caso foi encaminhado ao departamento jurídico do clube, que deve se manifestar publicamente em breve.

Homofobia é crime

Vale reforçar que homofobia e transfobia são crimes previstos por lei. Eles entram na lei do racismo, já existente há 30 anos e, com isso, as punições são semelhantes. O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homofobia em junho de 2019.

Veja o que é considerado crime:

  • “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • a pena será de um a três anos, além de multa;
  • se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.

Nota da Polícia Civil, na íntegra

“O solicitante registrou diretamente na Polícia Civil a ocorrência, ontem (27/12) à noite, relatando o constrangimento ilegal pelo qual sido submetido, e com ele uma testemunha foi ouvida na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, em Belo Horizonte. A Polícia Civil investiga o caso, com a instauração de Inquérito Policial e realização de diligências que se encontram em andamento para identificar os suspeitos. Outras informações serão repassadas em momento oportuno para não prejudicar o andamento do feito”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!