O Tribunal do Júri em BH julga, nesta quarta-feira (29), o acusado de matar e esquartejar um homem no bairro Santo Antônio, região Centro-sul da capital e espalhar partes do corpo na região. O crime foi em fevereiro de 2023.
Segundo o processo, Matheus Peixoto de Barros, de 24 anos, atraiu uma pessoa em situação de rua para dentro do apartamento dele. No local, o jovem partiu para cima do homem, matando-o e, em seguida, esquartejando o corpo dele com uma serra elétrica.
Após cometer o crime, Matheus colocou partes do corpo em sacolas e malas e deixou em locais diferentes do bairro Santo Antônio. Ele também ligou para a própria advogada confessando o assassinato.
Laudo médico aceito pela Justiça constatou que Matheus tem transtorno de personalidade mista, ou seja, uma perturbação da saúde mental, que reduz parcialmente a compreensão dos fatos, mas não completamente. Dessa forma, ele foi considerado semi-imputável, ou seja, caso condenado, terá a pena reduzida (de um a dois terços) ou substituída da pena por medida de segurança
Jovem matou a mãe da mesma forma
Matheus também confessou ter assassinado a mãe quando ainda era adolescente, em 2017. O crime ocorreu no bairro Tirol, na região do Barreiro. A vítima, de 48 anos, foi encontrada amordaçada e amarrada com fita crepe e usava uma espécie de máscara. Ela foi morta com um corte no pescoço no quarto do filho.
Após o crime, o suspeito fugiu para a casa da madrasta. Na sequência, ele se entregou à polícia e confessou o homicídio. No quarto dele, foram encontradas facas, uma espada e navalhas.
Por ser menor de idade, foi encaminhado ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Após cumprir medida socioeducativa e ser liberado, passou a morar sozinho no apartamento no bairro Santo Antônio.