A Justiça concedeu, na manhã deste sábado (7), liberdade ao homem acusado de agredir uma recém-nascida por acreditar se tratar de uma ‘bebê reborn’, na noite da última quinta-feira (5), em Belo Horizonte. Apesar da liberação, a decisão prevê pagamento de fiança e medidas cautelares.
De acordo com a juíza Maria Beatriz Biasutti Silva, não há requisitos legais para a manutenção da prisão preventiva do suspeito, já que o crime de lesão corporal tem pena inferior a quatro anos. Em vez disso, Filipe Martins Cruz, de 36 anos, terá de pagar fiança de R$ 4.554 — valor equivalente a três salários mínimos.
A magistrada também determinou duas medidas cautelares ao suspeito. Filipe terá de comparecer, por pelo menos três meses, a um programa de acompanhamento psicossocial e deverá manter endereço atualizado até o fim do processo.
Entenda o caso
Na noite da última quinta-feira (6), o homem foi detido após agredir uma recém-nascida que estava no colo da mãe. Ele alegou à polícia que pensou se tratar de um ‘bebê reborn’ e que achou que a mulher estaria se aproveitando do suposto boneco para ter direito à fila preferencial em um foodtruck.
À Polícia Militar, a mãe relatou que estava terminando de lanchar e se preparava para ir embora quando o homem, que aguardava na fila, começou a interagir com a bebê.
Em seguida, ele teria afirmado ao pai da criança, que estava próximo, que se tratava de um bebê reborn, ou seja, uma boneca realista. Mesmo com a negativa do pai, o suspeito insistiu e desferiu um tapa de mão aberta na cabeça da criança, no lado direito, causando um inchaço atrás da orelha.
VÍDEO: imagens mostram a confusão depois que homem agride bebê achando que era 'reborn'
— BHAZ (@portal_bhaz) June 6, 2025
(Reprodução/Redes sociais) pic.twitter.com/Vq9nLczIaR
Diante da agressão, outras pessoas que estavam no local se revoltaram, dominaram o homem e o mantiveram sentado próximo ao food truck até a chegada da polícia, acionada pelo 190. Uma viatura que passava pelas proximidades foi alertada por testemunhas e atendeu à ocorrência.
Os pais e o bebê foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII, onde a criança recebeu atendimento pediátrico.