Covid: Loyola suspende aulas presenciais de 3 turmas após alunos testarem positivo

Três alunos do ensino fundamental foram diagnosticados com a Covid-19 (Reprodução/Google Street View)

O Colégio Loyola, instituição de ensino particular que fica no bairro Cidade Jardim, Zona Sul de Belo Horizonte, comunicou nessa segunda-feira (28) a suspensão das aulas presenciais de três turmas do ensino fundamental durante duas semanas. O motivo da suspensão foi a infecção de três alunos pelo novo coronavírus.

Em nota, a instituição explica que as famílias dos estudantes comunicaram o diagnóstico à coordenação do colégio e que, conforme consta nos protocolos de segurança, optou manter as aulas dos alunos do 3º ao 6º de forma remota por pelo menos 14 dias.

Além os estudantes, os professores e colaboradores que tiveram contato com os alunos contaminados também serão afastados de forma preventiva. Dessa forma, os profissionais de educação serão testados e, em caso de resultado positivo, também permanecerão em casa durante 14 dias.

A instituição esclarece, ainda, que cumpre todas as etapas de desinfecção do ambiente escolar, “desde a entrada dos alunos (com desinfecção das mochilas com álcool 70%), uso de álcool gel na portaria, medição de temperatura de todos os estudantes, distanciamento e monitoramento da rotina dos alunos com orientação sobre as recomendações sanitárias”.

Confira a nota do Colégio Loyola, na íntegra

“O Colégio Loyola ratifica que três estudantes do ensino fundamental testaram positivo pra Covid-19 e a informação foi confirmada pelas famílias nesta segunda-feira (28). Ontem mesmo o Colégio já iniciou seu protocolo para esse tipo de situação, que prevê ações como:

– Suspensão das aulas presenciais para os grupos de alunos que estiveram em contato com os que testaram positivo, por 14 dias.

– Continuidade das aulas no formato remoto para os estudantes dessas turmas.

– Afastamento preventivo também aos professores e demais colaboradores que tiveram contato com os estudantes contaminados. Em caso de resultado positivo dos testes, esses profissionais permanecerão em casa por 14 dias.

– Testagem dos colaboradores que tiveram contato com os alunos e todo tipo de suporte e acompanhamento médico.

– Acompanhamento remoto diário com as famílias dos alunos sobre estado de saúde e sintomas, bem como dos professores e demais colaboradores citados acima. 

Vale ressaltar também que os protocolos de desinfecção possuem diversas etapas, desde a entrada dos alunos (com desinfecção das mochilas com álcool 70%), uso de álcool gel na portaria, medição de temperatura de todos os estudantes, distanciamento e monitoramento da rotina dos alunos com orientação sobre as recomendações sanitárias. Os estudantes também precisam trazer mais de uma máscara para substituição e deixar alguns pertences de uso diário no Colégio para evitar demais riscos de contaminação.

O Loyola não poupa esforços e investimentos para a proteção de todos da comunidade escolar (alunos, famílias e seus colaboradores). Seu protocolo segue o padrão da Rede Jesuíta de Educação e está alinhado com o exigido pela PBH e orientado pelo Sinep-MG”.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!