Lula diz que se eleito vai conversar com Zema sobre metrô de BH e obras ‘imprescindíveis’

lula coletiva ribeirão das neves
Lula esteve em Ribeirão das Neves na manhã deste sábado (Asafe Alcântara/BHAZ)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, na Grande BH, para uma caminhada na reta final da campanha eleitoral. O presidenciável disse que, se eleito, vai sentar com os governadores na primeira semana de mandato para elencar as três principais obras de cada Estado para que o governo federal ajude a tirá-las do papel. “Quem sabe o governador [Romeu Zema] coloca o metrô de BH como imprescindível”, disse Lula.

O petista estava acompanhado de Marina Silva, Simone Tebet, Alexandre Kalil e deputados petistas, como Reginaldo Lopes e Rogério Correia. Lula disse que, caso eleito, pretende manter uma boa relação com o governador Romeu Zema (Novo) e outros chefes dos executivos estaduais para que o federalismo funcione.

Questionado sobre repasse de verbas para Minas Gerais caso seja eleito, dado que Zema é de partido opositor, Lula disse que seu histórico de governo responde. e deu exemplo da obra de duplicação da avenida Antônio Carlos, obra feita quando o governador era também do partido de oposição, Antonio Anastasia (PSDB).

Privatização do metrô

Ao ser questionado se vai manter a privatização do metrô, o petista disse que a ideia foi discutida com o ex-governador Aécio Neves (PSDB), no primeiro mandato de ambos.

Perguntado se pretende manter a privatização do metrô da capital mineira, Lula alegou que a ideia já foi discutida pelo ex-governador Aécio Neves, mas, sem rejeitar a ideia, disse que é muito difícil fazer a concessão.

“É preciso ter parceria entre governo do Estado e federal. Eu e o Aécio discutimos o metrô no primeiro mandato, depois ele disse que ia privatizar o metrô e que ia tentar fazer concessão. É muito fácil falar em fazer concessões, mas fazer é muito difícil”.

Reunião com governadores eleitos

O candidato afirmou estar “certo” que vai ganhar as eleições, e quer se reunir com os governadores eleitos logo após o resultado.

“Eu pretendo na primeira semana convocar todos os governadores eleitos, independentemente do partido que eles pertencem, para saber da prioridade de cada Estado e para que cada um apresente três projetos que são imprescindíveis para o Estado. Quem sabe o governador [Romeu Zema] coloca o metrô de BH como imprescindível”.

BR-381: Rodovia da morte

Lula também falou sobre obras que pretende fazer na BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”. “Se você pegar a BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, a gente fez uma licitação, uma empresa espanhola ganhou, essa empresa faliu e a obra está aí”.

“Fizeram uma licitação e não apareceu ninguém pra fazer. Mas, eu assinei o compromisso em Ipatinga de que faremos essa obra, porque eu não quero mais ouvir a estrada da morte em Minas Gerais”, disse o ex-presidente.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!