Luta das mulheres: Circuito de Cultura de BH terá exibição de filmes DE GRAÇA

filme-ate-o-fim
Mostra exibirá filmes e promoverá debates sobre os desafios e lutas de uma diversidade de mulheres (Divulgação/PBH)

Neste ano, a segunda edição do Circuito Municipal de Cultura está acontecendo em formato virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus. A programação está no ar, e um dos destaques do circuito será a “Mostra Diálogos pela Equidade”, que acontecerá entre sexta-feira (11) e domingo (13), gratuitamente. O mostra fará exibições de filmes, debates on-line e performances sobre os desafios e lutas das mulheres.

A iniciativa é feita pela Secretaria de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Ademais, conta com a parceria do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). O objetivo da Mostra é contribuir com a promoção do acesso aos direitos das mulheres, com a construção da participação política, com o enfrentamento da violência, o empoderamento feminino, a inclusão e os avanços na cidadania.

A “Mostra Diálogos Pela Equidade” teve surgimento em 2019, envolvendo o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em sua inauguração, os esforços da mostra integraram uma campanha internacional fomentada pela ONU Mulheres. A campanha tinha o nome de “16 dias de ativismo pelo fim da violência  contra as mulheres”.

Com ingressos gratuitos, a programação será transmitida pelas redes do Circuito e da Fundação Municipal de Cultura. Os filmes poderão ser assistidos na plataforma Vimeo, e os debates no YouTube. Os filmes ficarão disponíveis para exibição durante 48h, e os ingressos poderão ser retirados até duas horas antes do fim desse período. Confira a programação completa da “Mostra Diálogos pela Equidade”:

Sexta-feira

Começando na sexta-feira (11), às 18h, a “Mostra Diálogos pela Equidade” fará a exibição do filme “Semente: Mulheres Pretas no Poder” (2020). A obra retrata as eleições de 2018, que contaram com uma forte participação de mulheres negras. Tal engajamento se deu após a execução de Marielle Franco, o que fez com que houvessem candidaturas de mulheres pretas em todos os estados.

Após o filme, às 20h, acontecerá um debate ao vivo com as diretoras Éthel Oliveira e Júlia Mariano. Haverá, também, a participação da cineasta paulistana Julia Katharine, diretora do curta “Tea For Two” (2018), de Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da FMC, e de Viviane Coelho Moreira, diretora de Políticas para Mulheres

Sábado

No sábado (12), será a vez da mostra exibir mais três filmes, às 18h. Dentre eles, o primeiro será “Tea for Two” (2018), da cineasta Julia Katharine. Essa obra é o primeiro filme dirigido por uma mulher trans a entrar no circuito comercial de cinema no Brasil. O curta retrata a história de um triângulo amoroso entre três mulheres, e uma delas é interpretada pela própria diretora.

O segundo filme será o “Até o Fim”, dirigido pelos mineiros Ary Rosa e Glenda Nicácio, marcando a estreia da influenciadora digital Maíra Azevedo no cinema. A terceira exibição será da obra “Minha História é Outra” (2019), de Mariana Campos. O filme conta as histórias de Niázia e Leilane sobre o amor entre mulheres negras.

Para fechar o dia, às 20h, a Mostra contará com a performance teatral “O amor é tudo aquilo que dissemos que não era”, de Sabrina Rauta. A apresentação é uma adaptação livre do romance “Bem-vindos ao paraíso”, da escritora jamaicana Nicole Dennis-Benn. A cena-experimento on-line trará o contexto sobre o amor entre duas mulheres, apresentando uma visão artística carregada de sarcasmo e contornada pelas questões atuais.

Domingo

No domingo (13), às 18h, a programação começará com a exibição do curta-metragem “Carne” (2019), de Camila Kater. O curta apresenta relatos de cinco mulheres sobre suas experiências em relação ao corpo, misturando documentário e animação.

Também às 18h, o filme “Precisamos falar de assédio”, dirigido por Paula Sacchetta, será exibido. A obra traz 27 relatos de mulheres de São Paulo e do Rio de Janeiro, de idades entre 15 e 84 anos, expondo situações de violência que já vivenciaram. No encerramento, Joel Dias, que é diretor de Políticas para a População LGBT/SMASAC PBH e Margareth Ribeiro de Araújo, socióloga, mestre em Ciência Políticas e consteladora sistêmica, participarão de um debate ao vivo.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Criado em dezembro de 2019, juntamente às comemorações de aniversário da cidade de Belo Horizonte, o movimento trouxe uma programação de diversidade para a capital. Na edição passada, o circuito contou com apresentações de Jorge Ben Jor, na Praça da Estação, e Rincon Sapiência e Tamara Franklin, no Viaduto Santa Tereza.

Dentro do contexto da pandemia da Covid-19, o projeto está realizando o “Circuito em Casa”. O objetivo é dar vazão à programação que já estava prevista para acontecer durante o ano. Além disso, fortalecer os esforços da prefeitura de manter o distanciamento social, bem como apoiar a cena artística de Belo Horizonte durante o isolamento.

Links importantes

Para retirar os ingressos da “Mostra Diálogos pela Equidade”, clique aqui.

YouTube da Fundação Municipal de Cultura.
Facebook do Circuito Municipal de Cultura.
Instagram do Circuito Municipal de Cultura.
Site do Circuito Municipal de Cultura.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!