Maio já registrou o dobro de chuva prevista para o mês inteiro em BH

chuva em belo horizonte
Defesa Civil alerta sobre riscos geológicos na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

Em cinco dias, o mês de maio já registrou o dobro do volume de chuva esperado para Belo Horizonte. Desde a noite dessa quarta-feira (4), a chuva já preocupa moradores da capital mineira, que não devem esquecer o guarda-chuva ou sombrinha ao sair de casa nos próximos dias. Apesar da previsão, o clima segue ameno.

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica ao BHAZ que a condição climática é fruto de uma frente fria que avançou pelo estado. O momento mais pesado já passou, mas ainda há chance de chover em BH nesta quinta e amanhã, e o fim de semana deve ter céu nublado.

“Apesar da frente fria, a massa não está tão intensa ou seca. Nos últimos dias, uma área de baixa pressão se formou e gerou muita chuva em Santa Catarina. Isso não permitiu que a massa de ar fria avançasse, então as temperaturas não devem cair muito amanhã”. No sábado, os termômetros giram em torno de 16ºC e 26ºC e, no domingo, as mínimas serão de 15ºC.

Chuvas exigem cautela

Já choveu o dobro do considerado “normal” para o mês em Belo Horizonte. Anete explica que a medida de comparação é a estação de Santo Agostinho, que registrou 52,9 mm de chuva até o momento. A média histórica mensal é de 28,1 mm no mesmo período em Belo Horizonte.

De acordo com Anete, os números não são necessariamente assustadores. Segundo ela, maio costuma registrar poucas chuvas na capital mineira, não sendo preciso muito para que a média seja ultrapassada. “Choveu bastante, mas não é um volume tão considerável para causar transtornos”, disse a meteorologista.

O acumulado de chuvas mostra que a queda d’água não poupou nenhuma região de Belo Horizonte. Veja abaixo:

  • Barreiro: 61,4 (218,5%)
  • Centro Sul: 69,0 (245,6%)
  • Leste: 75,2 (267,6%)
  • Nordeste: 69,4 (247,0%)
  • Noroeste: 60,4 (214,9%)
  • Norte: 61,6 (219,2%)
  • Oeste: 75,4 (68,3%)
  • Pampulha: 69,2 (246,3%)
  • Venda Nova: 73,4 (261,2%)

Por conta da alta média de chuvas, a Defesa Civil recebeu 22 solicitações de apoio nas regionais Noroeste, Pampulha, Norte, Nordeste e Centro-Sul. Dentre elas, abatimentos de piso, desabamentos parciais de moradia, escorregamentos ou deslizamentos e riscos de desabamentos.

Recomendações

Nesta quinta-feira (5), a Defesa Civil divulgou um alerta e indicou que as pancadas de chuva devem variar entre 20 e 30 mm na capital mineira. O belo-horizontino deve se preparar para ventos relativamente fortes, em torno de 50 km/h, até as 8h de amanhã.

O período exige atenção redobrada, já que as chuvas facilitam a ocorrência de deslizamentos, inundações e outros incidentes. Em caso de chuvas, a Defesa Civil recomenda as seguintes precauções:

  • Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
  • Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para a Cemig (116);
  • Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes;
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas o surgimento de minas d’água, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199);
  • Dirija com segurança. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;
  • Durante as tempestades com raios, retire os aparelhos elétricos das tomadas e não se exponha a superfícies condutoras. Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios;

Alertas

A Defesa Civil informa que os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!