Maior rua de BH é desconhecida por muitos e gera dúvida ao olhar outros mapas

Levantamento também apontou maior avenida: Otacílio Negrão de Lima

Ao longo de seus 120 anos Belo Horizonte transformou-se em uma metrópole que acolhe a todos que passam pela capital dos mineiros. Com a extensão da cidade projeta por Aarão Reis ruas foram ganhando forma e tomando o espaço da cidade. Mas, quais são as maiores vias de BH?

Estudo realizado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) aponta as dez maiores ruas da cidade. Em primeiro lugar aparece uma que poucos conhecem. Com 10,68 km de extensão, a rua Padre Argemiro Moreira passa por treze bairros da região Nordeste sendo assim a maior da capital.

No entanto, ao observá-la pelo Google Maps percebe-se que ela possui interrupções, não sendo assim contínua. O Bhaz entrou em contato com a Prodabel para entender o motivo das interrupções. Por meio do referido mapa é possível identificar que a Rua Padre Argemiro Moreira passa a ter outros nomes, como: rua Doutora Beatris, Rua Jornalista Abrahão Sadi e Nossa Senhora Guadalupe. Ao final desta última ela volta a ser identificada como no começo e finaliza na Avenida Esplanada.

Perguntado se de fato a Rua Padre Argemiro é a maior da cidade a resposta foi sim. De acordo com a empresa, para o levantamento das maiores ruas de BH foi constatado a base de dados da prefeitura. Essa base é diferente da utilizada, por exemplo pelo Google em seus mapas. A assessoria da Prodabel informou que os nome encontrados ao longo da rua são “nomes populares”, como eles classificam e que por isso não é considerado correto.

Os dados oficiais constam que a Rua Padre Argemiro Moreira possui três interrupções sendo uma no túnel do bairro Capitão Eduardo, outra nos entroncamentos com demais ruas e por último em um campo de futebol, onde em uma parte existe um trecho de terra. Conferindo a base de dados utilizados por eles percebe-se a continuidade da via diferentemente do que acontece no Google.

A Prodabel ainda informou que a Lei 8310/02 determinou que as ruas nos  Bairros São Gabriel, Ribeiro de Abreu, Paulo VI, Nazaré, Belmonte e Capitão Eduardo passasse a chamar Padre Argemiro Moreira. Na época o prefeito de Belo Horizonte era o então governador Fernando Pimentel (PT). A autoria do projeto foi do vereador Antônio Pinheiro.

Cadastro oficial da PBH é diferente do Google (Reprodução/Geosiurbe)

Na sequência está as ruas Padre Pedro Pinto, na região de Venda Nova, com 5,82 km; a Pitangui, com 4,58 km e a Jacuí, com 4,36 km. Fechando a lista das cinco primeiras aparece a Doutor Cristiano Rezende, na região Oeste, com 4,16 km. Ainda na lista das dez maiores, duas estão entre as mais “famosas” de BH: a dos Timbiras aparece na oitava colocação, com 3,65 km, e a Gonçalves Dias em nono, com 3,59 km. As duas localizadas na região Centro-Sul.

Avenidas

Localizada na Orla da Lagoa da Pampulha, a avenida Otacílio Negrão de Lima é a maior tendo 18,63 km que passam por alguns pontos turísticos. Na segunda posição aparece a avenida Tereza Cristina, com 12,28 km de extensão, sendo 10,52 km no primeiro trecho (que começa no Prado/Carlos Prates) e 1,75km no segundo (região do Barreiro). Esses dados são referentes aos trechos que estão no território de Belo Horizonte. Essa avenida passa também por parte da cidade de Contagem, na região metropolitana. Ao todo, ela passa por 21 bairros de BH.

Confira as outras maiores avenidas da capital:

  • Avenida do Contorno – 11,86 km;
  • Cristiano Machado – 11,77 km;
  • Amazonas – 8,97 km;
  • dos Andradas – 7,77 km;
  • Presidente Antônio Carlos – 7,71 km;
  • Presidente Juscelino Kubitscheck, mais conhecida como Via Expressa – 7,11 km;
  • Carlos Luz – 6,38 km e
  • Vilarinho – 5,85 km.

Da Redação Bhaz com PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!