BH terá ato antirracista no domingo e manifestantes convocam população: ‘Vidas pretas importam’

ato antirracista bh
Manifestações serão neste domingo (Reprodução/Instagram/@antifabh)

Com o avanço dos protestos antirracistas em todo o mundo, manifestantes de Belo Horizonte também estão aproveitando a oportunidade para reivindicar mudanças. E o segundo ato contra o racismo na capital já tem data marcada: será neste domingo (7), às 15h, na Praça Sete, no Centro.

A data será compartilhada por movimentos sociais e ativistas diferentes, alguns intitulando o ato como anti-fascista e outros como antirracista, mas todos eles têm em comum as reivindicações pela democracia, justiça social e pelo fim da violência de representantes do Estado contra pessoas negras.

Os representantes de um dos movimentos que vão tomar as ruas no domingo defendem que a manifestação é um ato contra a violência da polícia nas favelas: “Violência essa que é historicamente direcionada ao nosso povo preto. Contra o estado genocida que cumpre seu plano cruel de ceifar a vida de pessoas pretas, contra todos os dedos que apertaram os gatilhos que tiraram as vidas de nossos irmãos e irmãs”.

O ato, batizado de “Vidas pretas importam”, palavras de ordem já conhecidas dos manifestantes, mas que adquiriram um sentido muito mais forte recentemente, tem uma página no Facebook onde os organizadores dão orientações a quem pretende ir no domingo.

Ato Antifa

Além deste, outros movimentos a favor de políticas públicas inclusivas e efetivas também distribuem orientações em publicações nas redes sociais. Um segundo ato, do coletivo Antifa BH, vai começar às 11h, na Praça da Bandeira, e descer em direção à Praça Sete, onde se juntará ao primeiro.

O espaço virtual também foi tomado por pessoas que, mesmo não fazendo parte de nenhum movimento específico, estão se mobilizando para comparecer à manifestação e exigir o fim da violência arbitrária do Estado.

Cuidados

Apesar da necessidade de reivindicar mudanças sociais, os organizadores dos dois atos reconhecem que se trata de um momento delicado para promover aglomerações nas ruas. Por isso, pedem que todos os manifestantes tomem os cuidados básicos para evitar a contaminação pelo coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool em gel.

Além disso, eles pedem que quem convive com pessoas do grupo de risco evitem ir às ruas e recomendam o mesmo para aqueles que estivem com qualquer sintoma da doença. A essas pessoas, a orientação é que se manifestem de dentro de suas casas, por meio de cartazes, panelaços e demais atividades sonoras.

E os organizadores também alertam para outros cuidados: “Leve seu cartaz, use roupas de cor neutra ou pretas, cubra tatuagens, prenda o cabelo, use a sua voz, tenha força”.

Movimento Vidas Pretas Importam

Onde? Concentração na Praça Sete – Saída em direção à Praça da Bandeira

Quando? Domingo, 7 de junho, às 15h

Mais informações? Acesse aqui

Movimento Antifa BH

Onde? Concentração na Praça da Bandeira – Saída em direção à Praça Sete (onde se junta ao “Vidas pretas importam”)

Quando? Domingo, 7 de junho, às 11h

Mais informações? Acesse aqui

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!