Em processo de separação, marido mata esposa a facadas enquanto filhos dormem em BH

Carlos Prates
Corpo da vítima foi encontrado sem vida no apartamento (Reprodução/Google Street View)

Um homem de 41 anos é suspeito de ter assassinado a facadas a própria esposa, de 39, em um apartamento no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. Os filhos do casal, de 6 e 4 anos, estavam dormindo quando o corpo da vítima foi encontrado na noite desse domingo (27).

De acordo com a Polícia Militar, o padrinho das crianças acionou a corporação por volta das 22h, enquanto se dirigia ao apartamento do casal. O marido da vítima havia ligado para ele e dito que a esposa estava morta, dizendo que “seria melhor” se o padrinho fosse buscar as crianças.

A PM e o homem chegaram juntos ao local e arrombaram a porta do apartamento. A vítima, identificada como Cecília Marina Ribeiro Araújo, estava caída ao chão, já sem vida. Os dois filhos do casal foram retirados do apartamento pelos militares enquanto ainda dormiam, sem perceber o que havia ocorrido.

As crianças foram entregues ao padrinho, que informou que as levaria para a casa da avó. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a perícia da Polícia Civil foram acionados, e o óbito da mulher foi confirmado.

Investigação

A perícia recolheu a faca utilizada no crime, além do celular que seria de Cecília Marina Ribeiro Araújo. Segundo a Polícia Civil, a vítima sofreu duas facadas no tórax, além de apresentar sinais de agressões no rosto.

O padrinho das crianças informou à PM que o casal estava em processo de separação e que o suspeito teria saído de casa há cerca de 30 dias. O apartamento em que o crime foi cometido foi deixado sob guarda do padrinho.

Durante os procedimentos de investigação, a polícia constatou que imagens de câmeras de segurança do prédio mostravam o marido da vítima saindo do local no carro dela, um Toyota Etios. Os militares foram até endereços de parentes do homem, mas ele ainda não foi encontrado.

O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, por meio de equipe do Núcleo Especializado de Investigação de Feminicídio do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Feminicídio

O feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Em 2015, a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/15) juntou-se à Lei Maria da Penha na construção do empoderamento das mulheres em conjunto com as políticas públicas criadas para prevenir e punir atentados, agressões e maus-tratos.

As alterações trazidas pela Lei do Feminicídio imputaram mais severidade nas penas para crimes praticados nos casos de violência doméstica e familiar e de menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Onde conseguir ajuda?

Caso você seja vítima ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia em Minas Gerais:

  • Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher: av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190;
  • Casa de Referência Tina Martins: r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221;
  • Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher): r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171;
  • Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher: r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380;
  • Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!