Menos da metade dos pets de BH recebeu vacina contra a raiva em 2021; imunizante está disponível

vacina contra raiva bh

Em meio à pandemia, menos de 50% dos animais de Belo Horizonte, aptos a serem vacinados contra a raiva, receberam a imunização em 2021. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) segue com a vacinação para cães e gatos em todas as regiões da capital.

De acordo com senso animal realizado no ano passado, havia cerca de 342.500 cães e aproximadamente 121.600 gatos em BH, totalizando 464 mil animais. Apesar disso, somente 253 mil foram vacinados no período.

Em 2020, o número foi ainda menor: 180.269 cães e gatos receberam o imunizante contra a raiva. A prefeitura destaca que a medida é tomada para garantir a segurança da população, uma vez que a doença pode afetar seres humanos.

Vale salientar que cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados anualmente, segundo a prefeitura. Tutores podem conduzi-los aos seguintes endereços:

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Edna Quintel, nº 173, bairro São Bernardo.
Horário de funcionamento: 8h às 16h

Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro
Avenida Antônio Praça Piedade, nº 68, bairro Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste
Rua Antônio Olinto, nº 969, bairro Esplanada.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste
Rua Antônio Peixoto Guimarães, nº 33, bairro Caiçara.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste
Rua Alexandre Siqueira, nº 375, bairroSalgado Filho.
Horário de funcionamento: 7h às 16h

Minas registra mortes por raiva humana

A SES-MG (Secretaria de Saúde de Minas Gerais) confirmou, nessa terça-feira (3), que três crianças morreram em decorrência de raiva humana, na zona rural de Bertópolis, cidade que faz divisa com a Bahia. Segundo a pasta, um quarto caso é investigado e a confirmação ou não dele ocorrerá por exame laboratorial.

A primeira morte foi de um menino de 12 anos no dia 4 de abril. O segundo caso confirmado da doença na região foi de uma menina, também de 12 anos, confirmado no dia 19. A paciente teve uma piora clínica e foi para uma Unidade de Terapia Intensiva, vindo a óbito no dia 29 de abril. “Ambos os casos estão relacionados a uma mordedura pelo mesmo morcego”, informou a secretaria.

A confirmação do terceiro caso suspeito de raiva humana ocorreu no dia 26, em um menino de 5 anos. Infelizmente a criança foi a óbito no dia 17 último, data em que a doença foi notificada.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!