Metrô de BH altera intervalos entre trens no Carnaval; confira horários

Metrô de BH
A partir de quarta-feira, intervalos seguirão normalmente a programação de horários de dias úteis (Amanda Dias/BHAZ)

A CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte) divulgou alterações nos intervalos entre os trens do metrô durante o Carnaval. De acordo com a companhia, o motivo é o fechamento das lojas de shoppings, dos bancos, e do comércio da capital nas datas.

A partir do sábado (26), até a terça-feira (1°), o metrô vai funcionar com intervalos de 15 minutos até às 19h, e de 20 minutos nos demais horários.

Já a partir de quarta-feira, 2 de março, os intervalos do metrô de BH seguirão normalmente a programação de horários de dias úteis.

Horários do metrô

As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h, para quem já possui cartão ou bilhete do metrô.

Em dias úteis, conforme a programação normal, o intervalo é de 7 a 10 minutos em horários de pico e de 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até às 19h, e de 20 minutos nos demais horários.

Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos. O horário de pico da manhã é de 6h30 às 8h30 e o horário de pico da tarde é de 16h às 19h.

Carnaval em BH

Belo Horizonte não terá ponto facultativo e o prefeito Alexandre Kalil (PSD) deixou claro: “BH não vai ter feriado no Carnaval. Abram as portas, queremos a cidade normal no Carnaval”. No entanto, a convenção coletiva do setor será seguida apesar dos pedidos do poder público.

Com isso, os empreendimentos podem abrir, mas a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada. O funcionamento do comércio de BH no Carnaval, então, fica da seguinte forma:

  • 26/2 – Sábado: Funcionamento normal
  • 27/2 – Domingo: Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)
  • 28/2 – Segunda-feira: Não haverá expediente (Dia do Comerciário)
  • 1/3 – Terça-feira: Não haverá expediente
  • 2/3 – Quarta-feira: Não haverá expediente antes das 12h

No caso dos bancos, a Resolução n°. 2.932 do Banco Central prevê que a segunda-feira e a terça-feira de carnaval não são considerados dias úteis.

Assim, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), por meio de comunicado, reforçou que nos dias 28 de fevereiro e 1° de março não haverá expediente ao público nas agências. Já na quarta-feira de Cinzas (2 de março), o expediente começa às 12h, como de costume nos outros anos. Já em relação aos órgãos públicos, o funcionamento será normal.

A capital mineira também não contará com Carnaval de rua, assim como a maior parte das capitais brasileiras, por causa da pandemia de Covid-19. Sem ponto facultativo e sem festas de rua, a situação dos eventos privados em BH ainda é incerta (leia mais aqui).

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!