O Metrô BH finalizou a revitalização do trecho de via permanente, entre as estações Santa Efigênia e Central Supermercados BH, na noite deste sábado (20). Agora, os trens voltam a circular com os intervalos habituais.
Durante a última semana, a empresa realizou a substituição de 300 metros de via entre as estações. Desde o dia 12 de julho, os passageiros precisaram lidar com tempo de espera mais longo entre as viagens e baldeação nos trechos.
Segundo a concessionária responsável pelo transporte, o trecho era um dos mais complexos do plano de revitalização por estar confinado entre a via do metrô e a via do trem de carga. Houve substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e do lastro (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes.
Obras no metrô de BH
As obras do metrô de BH tiveram início em novembro de 2023. Em março de 2024, a empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as estações Eldorado e Calafate. As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a revitalização inclui a troca de de dormentes de concreto e madeira, entre outros componentes.
A previsão para a conclusão das obras é de março de 2027, no entanto, o Metrô BH informou que trabalha em parceria com o Governo do Estado para antecipar os prazos.
Horário habitual
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.