Metrô BH: obras da Linha 2 estão adiantadas, garante Governo de Minas

20/03/2025 às 14h42
(Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões visitou, nesta quinta-feira (20), as obras de construção da estação Amazonas, que fará parte da nova Linha 2, do Metrô de Belo Horizonte. Durante a vistoria, Simões ressaltou que o cronograma das modificações está adiantado.

“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema viemos no lançamento, vendo que ela já está com a parte de alvenaria da base toda pronta, dentro do cronograma, um pouquinho adiante do que a gente esperava”, comentou.

Ainda conforme o vice-governador, com nove das 19 estações da Linha 1 tiveram as obras iniciadas e as demais estão com início programado para as próximas semanas. “As obras estão acontecendo a pleno vapor aqui e no Nova Suíça. Vamos começar a estação Novo Eldorado na sequência, que é a integração da Linha 1”, explicou.

“A imagem desta obra é a tranquilidade para a população do Barreiro de que aquilo que foi prometido durante mais de 30 anos está se transformando em realidade efetiva que pode ser acompanhada por quem passa na rua. Não é mais uma questão de sonhar com o metrô. É resolver a vida de 300 mil pessoas que moram na região do Barreiro”, disse professor Mateus.

As obras da Linha 2, em que será construído um novo traçado para interligar a Linha 1 à região do Barreiro, teve avanços. Na estação Amazonas, a terraplanagem foi concluída, a fundação está finalizada e a instalação dos pré-moldados já começou, segundo o governo do estado.

Além disso, de acordo com o governo, as obras de ampliação e revitalização da Linha 1 estão em fase de término, incluindo as intervenções realizadas em um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que vai ligar a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado.

A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento em 2026, fazendo a conexão entre Contagem e Belo Horizonte. Com investimento de R$ 179 milhões, a estação Novo Eldorado, aguardada há anos pela população, aumentará em 35 mil o número de passageiros diários na Linha 1.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, comentou a intenção de adiantar os trabalhos. “É uma satisfação ver essa obra, que há seis meses demos a ordem de início, se tornando realidade. Temos trabalhado arduamente para antecipar o cronograma, para que as mais de 200 mil pessoas que vão usar diariamente a Linha 2 possam usufruir deste benefício o mais rápido possível”.

Obras no Metrô BH

A concessão do Metrô da RMBH conta com investimento total de R$ 3,7 bilhões, incluindo recursos do Governo de Minas, Governo Federal, e iniciativa privada. No segundo ano do contrato foram adquiridos 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as Linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

A revitalização completa da Linha 1, incluindo as 19 estações ao longo do percurso de 28,1 quilômetros, tem previsão de conclusão para 2026.

Na primeira etapa, foram contempladas as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. No segundo lote, ainda passarão por reformas as unidades Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

A construção da Linha 2, iniciada com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça, terá um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos dos mineiros.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ