O Metrô BH passará a funcionar com um novo fluxo de usuários nas estações Santa Tereza e Santa Efigênia a partir desta sexta-feira (6). As intervenções fazem parte da obra de revitalização da Via Permanente e ocorrerão até 16 de dezembro.
Segundo a Metrô BH, empresa que administra o transporte na capital, serão onze dias de uma série de obras, de forma ininterrupta. Nas duas estações da região Leste, ocorrerão as seguintes alterações:
- Nos horários de pico, na Estação Santa Tereza, o embarque e o desembarque de clientes ocorrerão somente em um lado da plataforma.
- Nos horários de vale, nas Estações Santa Tereza e Santa Efigênia, o embarque e o desembarque de clientes serão realizados somente em um lado da plataforma.
Conforme destaca a Metrô BH, não haverá baldeação e os intervalos entre as viagens continuarão como o habitual, com exceção dos sábados, 07 e 14 de dezembro, quando o intervalo entre os trens será de 15 minutos, durante todo o dia.
A revitalização acontecerá no trecho entre as Estações Santa Tereza e Santa Efigênia. As obras em questão começam na sexta-feira (06), às 20h, com término previsto para terça-feira (17), antes da abertura das estações do sistema.
Obras da Via Permanente
Segundo a empresa, as obras de revitalização da Via Permanente buscam “entregar ao usuário viagens mais regulares, com menos ruído e mais seguras”.
O projeto começou em novembro de 2023. Em março de 2024, a empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate. As atividades incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira.
A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027.