Metrô de BH faz nova mudança e volta a funcionar em horário integral

metrô bh
Horários foram alterados após o fechamento do comércio, mas agora sofreram nova mudança (Amanda DIas/BHAZ)

Depois de uma semana funcionando em escalas reduzidas, o metrô de Belo Horizonte vai voltar a circular nos horários tradicionais. A mudança passa a valer nesta segunda-feira (18). A partir de hoje, os trens voltam a rodar das 5h40 às 21h30, sem interrupções no meio do dia. A operação especial montada para os dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio, com intervalos mais curtos entre as viagens, vai continuar valendo no próximo domingo (24), último dia da prova.

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informou que os ajustes na circulação abrangem todas as linhas da capital. A partir de hoje, as 19 estações ficarão abertas à população diariamente e com horários de início e término das viagens inalterado. O que muda são os horários de circulação: na última semana, os trens faziam uma pausa e não rodavam das 11h30 às 15h30. Agora, eles voltam a circular o dia inteiro.

A mudança aconteceu após a CBTU constatar que, mesmo com o fechamento do comércio não essencial na capital, a demanda global de passageiros permaneceu quase inalterada. Em comparação com a semana anterior ao fechamento, houve uma queda, mas ela foi pequena – de apenas 15%. “Com base nessa comparação, a CBTU optou por voltar a ofertar mais trens no pico, bem como pela circulação sem interrupções”, disse a companhia.

De segunda a sexta-feira, a circulação será ininterrupta, com intervalos de 8 a 10 minutos nos horários de pico e de 18 minutos nos demais horários. Já aos sábados, os intervalos serão de 18 a 22 minutos e, aos domingos, de 25 minutos.

Mudanças para o Enem

Antes de anunciar a retomada dos horários normais, a CBTU já havia desenvolvido uma operação especial para os dias de realização do Enem. A operação previa a volta aos horários integrais e intervalos menores entre as viagens para facilitar o trajeto dos estudantes. Agora, com a primeira medida já resolvida, a segunda continua valendo no próximo domingo.

Para atender à demanda no último dia do exame, o intervalo entre as viagens será menor nos momentos que antecedem o início da prova. Na data, os metrôs vão circular com intervalos de 15 minutos das 10h às 13h. Nos demais horários, o intervalo permanece o mesmo previsto para os domingos: de 25 minutos.


Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!