Metrô de BH vai operar com horário ampliado nos dias do Enem

metrô
Restrições válidas atualmente serão suspensas para atender os estudantes (Amanda Dias/BHAZ)

O metrô de Belo Horizonte vai funcionar com horários ampliados nos próximos dois domingos (17 e 24). Atualmente, o serviço opera em itinerários reduzidos, por causa das restrições ao funcionamento do comércio na capital. Nessas duas datas, no entanto, os horários vão voltar ao normal – das 5h40 às 21h30 – para atender os estudantes que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Atualmente, os trens circulam com uma pausa no meio do dia. Porém, nos dias 17 e 24, além de todas as estações permanecerem abertas no horário normal, o metrô vai funcionar ininterruptamente, conforme a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Para facilitar o atendimento aos milhares de inscritos no exame, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos entre as 10h e as 13h e de 25 minutos nos demais horários.

Com o Decreto 17.523/21, por meio do qual a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determinou o fechamento do comércio não essencial em toda a cidade, o metrô tem operado das 5h40 às 11h30 e das 15h30 às 21h30, diariamente, com todas as 19 estações abertas à população. E vai continuar assim até segunda ordem: a exceção é válida apenas para os dias 17 e 24 de janeiro, quando acontecerão as provas do Enem.

A CBTU-BH orienta que os inscritos estejam atentos ao horário de funcionamento do metrô e aos intervalos das viagens e se programem para chegar ao local de prova com antecedência.

Atenção aos cuidados

A companhia ainda lembra que permanece obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e boca em todas as estações e dependências do metrô, conforme determinado pelo Decreto Municipal 17.322/20, e a medida é válida por tempo indeterminado. A CBTU solicita aos usuários que permaneçam atentos ao cumprimento da norma, já que a publicação impõe que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!