Metrô de BH volta a circular em escala reduzida a partir de hoje

metrô
Horários estipulados para o período de fechamento do comércio voltam a valer (Amanda Dias/BHAZ)

Nem dois dias se passaram desde que o metrô de BH voltou a funcionar no horário integral e a decisão já foi revogada. A partir desta quarta-feira (20), os trens voltam a circular com horários reduzidos e uma pausa no meio do dia – assim como aconteceu nas duas vezes em que a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determinou o fechamento do comércio não essencial.

Segundo a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), a nova alteração foi feita por reivindicação dos funcionários e do sindicato dos metroviários. Eles se reuniram com a companhia nessa terça-feira (19), quando afirmaram não concordar com a adoção da escala integral e informaram a decisão de retomar o acordo inicial, que prevê que a abertura do metrô deve se restringir ao acompanhamento das fases de reabertura da cidade.

“Em razão dessa manifestação da categoria, a CBTU-BH se vê compelida a acatar a medida – posto que ela é fundamentada em decisão judicial”, afirmou a companhia, em nota. Por isso, a partir de hoje (20), os trens da capital voltam a circular no horário que foi adotado até a última semana. Como de costume, as estações abrirão Às 5h40 e vão até às 21h30. A diferença é que no período das 11h30 até as 15h30, os trens ficarão parados.

Operação especial para o Enem

Apesar da nova mudança, a CBTU já adiantou que a operação especial que havia sido montada para atender a população nos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será mantida. No próximo domingo (24), último dia de realização da prova, todas as estações permanecerão abertas das 5h40 às 21h30 e a pausa de quatro horas no meio do dia será suspensa.

Além de circular ininterruptamente, o metrô também vai operar com horários reduzidos no dia do exame. Das 10h30 às 13h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. Já nos demais horários, o serviço volta a funcionar com os intervalos previstos habitualmente, de 25 minutos.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!