Metrô operará com escala diferente no Natal e Ano Novo; veja o que muda

metrô
Intervalos e horários receberão alterações (Amanda Dias/BHAZ)

A CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte) divulgou os novos horários em que o metrô irá operar durante o Natal e o Ano Novo. As linhas sentido Vilarinho e Eldorado passarão a funcionar com intervalos diferentes. A nova programação está de acordo com as determinações do Decreto Municipal 17.503/20, que estabelece um horário limite para o funcionamento de atividades no comércio.

Nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, as linhas de metrô vão operar com intervalos de 18 minutos, durante todo o dia. Já na sexta-feira (25), no feriado de Natal, no Réveillon (31) e no Ano Novo (1), os trens irão cumprir a grade de horários comum para domingos e feriados. Isso significa que eles sairão do terminal a cada 25 minutos, durante todo o dia. O horário de operação das linhas será de 5h40 até às 23h, com circulação ininterrupta em todas as estações.

O uso obrigatório de máscaras em todas as dependências do metrô segue em vigor, por tempo indeterminado, de acordo com a CBTU-BH. Essa é uma cláusula do Decreto Municipal 17.297/20. Tal decreto diz que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras.

A mudança na programação está de acordo as determinações do Decreto Municipal 17.503/20 emitido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Esse decreto estabelece um horário limite para o funcionamento do comércio, sendo até às 21h, bem como atividade realizadas dentro de shoppings centers. Segundo CBTU-BH, a companhia seguirá readequando suas operações sempre que houver novas determinações das instâncias do governo.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!