Mineira que criou ‘árvore de máscaras’ pede ajuda para continuar projeto

Máscara facial
Benfeitora pendura, todos os dias, cerca de dez máscaras na árvore de casa (FOTO ILUSTRATIVA/Jardin/Pixabay)

No fim de 2020, uma moradora de Sabará, na Grande BH, teve a ideia de produzir máscaras em casa e pendurá-las em uma árvore para doar a quem passasse pelo local (relembre aqui). Todos os dias desde então, ela pendura máscaras na árvore perto de casa para contribuir com a proteção dos moradores – e a iniciativa deu tão certo que agora Denise Pio precisa de doações de retalhos para continuar ajudando a comunidade.

“A demanda está muito grande. As pessoas me encontram na rua e perguntam sobre as máscaras, já teve gente de outros bairros vindo para buscar, algumas pessoas me chamaram no Facebook… Mas agora os retalhos estão acabando, e seria muito bom achar alguém que poderia doar o tecido”, conta ela.

Em dezembro, o BHAZ conversou com Denise sobre a iniciativa, e a divulgação rendeu doações de retalhos à época. Depois de um tempo, ela passou a recolher o tecido em uma loja que também fornecia o material para ela, mas hoje não tem mais onde buscar os retalhos. Segundo ela, a preferência é por tecidos de algodão, que “não dão alergia e não esquentam”, mas qualquer ajuda vale.

Caso você possa doar retalhos para que Denise continue confeccionando e produzindo as máscaras, entre em contato com ela pelo telefone (31) 9563-7071.

Natal diferente

A pandemia de Covid-19 motivou Denise a criar uma árvore de Natal inusitada no fim de 2020: ela decidiu começar a várias máscaras de proteção, frascos com álcool em gel e sabão para enfeitar a árvore que fica no jardim da sua casa. Ao BHAZ, ela contou que estava desempregada e começou a vender as máscaras, mas também passou a doá-las de um jeito diferente.

“Comprei o material com o dinheiro do auxílio e comecei a vender [as máscaras]. Eu decidi confeccionar máscaras pra doar, ou seja, quem pode pagar, compra, e quem não pode leva assim mesmo. Eu estava dando uma limpa no jardim aqui de casa e decidi fazer a árvore da solidariedade com máscaras, álcool e sabão. Eu já sou conhecida na região que eu já faço doação de máscara”, contou ela à época.

A mulher é moradora do bairro Córrego da Ilha, em Sabará, e já é conhecida na região por realizar trabalhos de cunho social e voluntário. Hoje, as árvores não contam mais com os frascos de álcool em gel, já que Denise comprava o material com o dinheiro do auxílio, que não é mais distribuído.

Quem quiser buscar uma máscara pode ir até o local em que fica a árvore. O endereço é rua Padre Nico, nº 215, no bairro Córrego da Ilha, em Sabará.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!