Mineiro de BH comenta ‘bate-e-volta’ no espaço: ‘É muito grande, muito forte’

Victor Hespanha, o belo-horizontino que foi sorteado para participar de uma missão da agência de turismo espacial Blue Origin, viajou para o espaço neste sábado (4). O engenheiro tornou-se, assim, o segundo brasileiro na história a sair do planeta e o primeiro turista espacial do país. Já de volta à Terra, o mineiro comentou sobre a experiência e pareceu não ter palavras para descrever: “Surreal”, resumiu.

Ao aparecer no Instagram, Victor estava usando a roupa da agência espacial, com uma camisa do Brasil por baixo: “Galera, tudo bem?”, cumprimentou o belo-horizontino e, em seguida, fez uma grande pausa. Sem conter o sorriso, ele continuou: “Eu não sei o que falar com vocês”.

“Vou ter entrevista daqui a pouco, mas eu não poderia deixar de passar aqui. É muito grande, é muito forte, eu realmente não sei o que falar direito. Eu só falo que Deus é muito bom. Deus é bom, às vezes sem a gente merecer. Vamos conversar muito ainda, foi muito emocionante, indescritível, surreal”, concluiu Hespanha.

Compra de NFT deu direito a sorteio

O primeiro brasileiro a viajar para o espaço havia sido o astronauta Marcos Pontes, em 2006. Hespanha foi sorteado para participar da 21ª missão da Blue Origin, uma agência de turismo espacial, depois de comprar um NFT. A viagem foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

Além de Victor, a CSA (Crypto Space Agency) sorteou outras cinco pessoas, de outros países: dentre elas, Katya Echaz, a primeira mulher mexicana a fazer uma viagem do gênero. Os aspirantes a astronautas viajaram em uma cápsula que ultrapassa a linha da atmosfera. Dos dez minutos de duração, cinco foram em gravidade zero.

Ao BHAZ, o engenheiro conta que vinha estudando mais a fundo o universo dos NFTs, mas que jamais pensou que ele poderia lhe abrir portas tão surpreendentes. “Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo”, conta ele. 

‘Minha esposa não acreditou’

“Eu tava com a minha esposa na hora e quando eu recebi o resultado do sorteio falei: ‘Amor, ganhei!’. Ela não acreditou, achou que era uma pegadinha. Falei com os meus pais também e eles demoraram acreditar, mas agora já querem comprar NFT para ir na próxima missão”, brinca ele.

Pelas redes sociais, o engenheiro havia publicado um vídeo em que dizia ainda não acreditar que tinha sido escolhido. “Foram dias intensos, uma surpresa pra todo mundo. É uma coisa surreal, nunca imaginei que chegaria perto de algo dessa magnitude”, desabafou. Confira:

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!