Seis pessoas foram presas no último sábado (4) suspeitas de praticar mineração ilegal em um terreno no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Dentre elas, estão um tenente reformado da Polícia Militar, um investigador da Polícia Civil e quatro motoristas.
A ação foi descoberta durante uma operação da Polícia Militar do Meio Ambiente na noite de sexta-feira (3).
Segundo a corporação, os indicativos também são de “atividade potencialmente poluidora em área de conservação ambiental”. O terreno fica próximo à MGC-356, na região do BH Shopping. No local, os policiais apreenderam três caminhões e uma escavadeira.
Os possíveis envolvidos na ocorrência foram levados para a Polícia Federal. A defesa dos policiais detidos afirmou que os clientes são inocentes. De acordo com os advogados, o investigador estava no local para averiguar possível irregularidade minerária para uma investigação conduzida na delegacia dele. O homem afirmou em depoimento que acionou um colega militar reformado para ajudar na vistoria, já que estava com a equipe reduzida.
Já a defesa dos motoristas afirma que os quatro homens não tinham detalhes sobre qual tipo de atividade era realizada no local e que eles foram apenas contratados para o transporte da carga. Segundo os advogados, a Justiça autorizou a soltura de dois deles.
Questionada pelo BHAZ sobre a versão apresentada pelo investigador preso, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que “a Corregedoria Geral da Polícia Civil foi acionada e deu início aos levantamentos investigativos afetos às questões de natureza disciplinar”.