Pesquisar
Close this search box.

Mínimas despencam na Grande BH nesta semana; veja a previsão do tempo

Por

pessoas em bh previsão do tempo bh nesta semana
Previsão do tempo em BH nesta semana aponta baixa nas temperaturas mínimas (Amanda Dias/BHAZ)

As temperaturas mínimas de Belo Horizonte e região metropolitana devem cair drasticamente nesta semana, segundo aponta a previsão do tempo. A partir desta quarta-feira (29), a mínima fica na casa dos 13°C, e a máxima por volta de 26°C.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, uma massa de ar frio deve entrar em BH, o que trará a queda na temperatura. O especialista dá ênfase para o início da queda de temperatura na quinta-feira (30), que pode ter temperatura mínima entre 10°C e 12°C, e máxima entre 22°C e 24°C.

“A gente está sentindo já um friozinho à noite e de madrugada, porque é típico da época do ano. O ar seco com a falta de chuvas ajudam a esfriar a noite. A partir de quarta e quinta-feira, pode ser que entre um ar mais frio que possa empurrar o ar mais refrigerado”, explica Olívio.

Segundo o meteorologista, a expectativa é de que, nas próximas semanas, os dias continuem quentes com queda de temperatura à noite. “Tem essa incursão de ar frio, mas não é todo dia. O ar se instala por dois a três dias e perde força de novo até vir a próxima”, afirma.

Previsão de chuva

Neste domingo (26), há uma condição para chuvas isoladas na Grande BH. A mínima foi de 16°C e a máxima pode ir para a casa dos 27°C, com umidade do ar caindo para 40% no meio da tarde.

“Estamos com uma frente fria na altura do Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais, então isso pode gerar uma instabilidade. Nada muito expressivo, mas pode ter alguma chuvinha na região hoje”, prevê o especialista.

A situação pode ficar bem similar nesta segunda-feira (27), conforme avalia Olívio. “Há alguma condição para chuva, mesmo que de fraca intensidade”. Nos dias seguintes, essa condição deve diminuir, dando início à queda das temperaturas.

“Daqui para frente é pouca chuva e umidade do ar na casa dos 30% ou menos. Periodicamente teremos uma neblina no período da manhã. O risco de incêndio é elevado, devemos ter todo o cuidado com o meio ambiente porque tudo vai ficando mais seco ainda”, alerta o meteorologista.

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ