Ministério Público investiga tortura contra presos na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem

presidio
Quatorze policiais penais estão sendo investigados (IMAGEM ILUSTRATIVA – Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A operação Touro de Bronze, deflagrada na manhã desta quinta-feira (15), apura a denúncia de prática de crimes de tortura contra presos na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o promotor de Justiça Gabriel Mendonça, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), 14 policiais penais estão sendo investigados.

“Nós trabalhamos para que as investigações sejam corretas e os criminosos presos. Nosso objetivo aqui é investigar o crime de tortura e levantar esses elementos de prova para que isso não se repita mais nas unidades prisionais”, afirmou o promotor. Mendonça ainda explica que os crimes de tortura contra presos ocorreram em julho do ano passado, mas que as investigações começaram a partir de denúncia anônima recebida em fevereiro deste ano.

O objetivo é apreender celulares, pen-drives, livros de registros de ocorrências e outros documentos de interesse da investigação, que tramita em segredo de Justiça. Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão na penitenciária em Contagem, no presídio de Ibirité, na Fazenda Mato Grosso, em Ribeirão das Neves, e em endereços residenciais nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves. Todas as cidades na região metropolitana da capital.

A medida foi determinada pela Vara de Inquéritos Policiais e Violência Doméstica da Comarca de Contagem. A operação está sendo realizada pelo MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de Contagem, do Gaeco e da Polícia Penal, com o apoio das polícias Civil e Militar.

A operação conta com a atuação de quatro promotores de Justiça, 92 policiais penais, 28 policiais civis e 34 policiais militares. O nome, Touro de Bronze, faz alusão a instrumento de tortura construído na região da Sicília, na Itália, no século VI a.C, e utilizado para promover a morte de criminosos.

Com MPMG

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!