Um “minitornado” interrompeu uma partida de futebol amador em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, no último dia 14. Em vídeo, é possível ver jogadores em disputa enquanto o fenômeno percorre o campo lançando poeira contra os atletas. A Defesa Civil da capital alerta para o período de baixa umidade relativa do ar.
O fenômeno foi registrado durante a partida entre Botafogo e Flamengo pela primeira divisão de um campeonato municipal, na Arena Grêmio Justinópolis. Atleta do Botafogo, o atacante João Paulo conta que a poeira impedia os boleiros de enxergarem o próprio campo.
“Eu saí do jogo e fui olhar no telefone. Do nada começou o redemoinho, um trem esquisito. Quando comecei a gravar o trem foi aumentando e só vi gente correndo da poeira”, disse à Rede 98. Ainda segundo ele, a partida precisou ser paralisada por cinco minutos antes de ser retomada. Confira o registro abaixo.
Previsão do tempo para BH
A previsão meteorológica de Belo Horizonte indica que, enfim, o frio chegou para ficar. Durante as madrugadas, pelo menos. Depois de registrar a menor temperatura do ano, a capital mineira seguirá a tendência de manhãs e noites frias. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a estação meteorológica instalada no Aeroporto da Pampulha registrou, às 6h desta terça-feira (23), 12 °C.
Apesar da baixa nos termômetros ao amanhecer, o clima ameno não deve seguir à tarde. Com o passar das horas, a temperatura em BH deve subir até os 27 °C nesta terça. O que mais preocupa, no entanto, é a umidade relativa do ar, que deve ficar em torno dos 25%, bem abaixo do ideal indicado pela Organização Mundial da Saúde.
Recomendações
A OMS considera ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando o índice cai abaixo dos 30%, é considerado estado de atenção. O tempo seco pode causar alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar em algumas pessoas.
Confira algumas recomendações:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).