Stock Car em BH: Câmara faz audiência pública com moradores da Pampulha sobre evento

stock car em bh
O objetivo do encontro é discutir os impactos da realização de uma etapa da Stock Car Pro em BH, que está marcada para agosto deste ano (Amanda Dias/BHAZ)

Moradores da região da Pampulha e entidades defensoras do meio ambiente participam, nesta segunda-feira (26), de uma audiência pública que será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O objetivo do encontro é discutir os impactos da realização de uma etapa da Stock Car Pro em BH.

O autódromo para a corrida será instalado nas avenidas Antônio Abrahão Caram, Rei Pelé, Coronel Oscar Paschoal, Alfredo Camarate e Carlos Luz. As vias estão localizadas no entorno do estádio Mineirão. 

Alguns dos problemas apontados pelos moradores é o corte de árvores no entorno do estádio, poluição sonora, emissão de poluentes, segurança e risco a saúde dos animais que vivem no campus Pampulha da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Na última semana, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou a supressão de 63 árvores no entorno do estádio para a realização da Stock Car.

Nas redes sociais, a protetora animal e coordenadora do movimento Mineiros Pelo Direito dos Animais convocou os moradores de BH para participarem da audiência, marcada para às 13h30 no plenário Camil Caram.

“Estou aqui passando na minha rede social a participarem, presencialmente, de preferência, ou virtualmente e chama r a todos para somar com a gente. Nós sabemos que esse empreendimento tem várias questões que nos preocupam muito”, disse ela.

O que diz a prefeitura?

O BHAZ procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para obter um posicionamento sobre os problemas apontados pelos moradores da região da Pampulha e entidades defensoras do meio ambiente. Em nota, a administração municipal informou que serão suprimidas 63 árvores, mas como medida compensatória serão plantadas outras 688.

“Ficou também definido que a empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas, grande parte delas na região da Pampulha, por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte”, informou a PBH.

Já sobre a poluição sonora, os organizadores da Stock Car implantarão barreiras acústicas. “O projeto de instalação das barreiras acústicas está sob a coordenação do professor da UFMG, Marco Antônio de Mendonça Vecci, notório especialista em acústica no Brasil”, diz a nota (leia na íntegra abaixo).

Stock Car em BH

Em dezembro do ano passado, o prefeito de BH Fuad Noman (PSD), assinou um Termo de Apoio para que a Stock Car aconteça na capital mineira em 2024. A expectativa é de que a etapa seja realizada em 18 de agosto.

No começo daquele mês, a Vicar, organizadora do evento, divulgou o calendário oficial da temporada, com Belo Horizonte presente na lista. Confira o calendário completo da Stock Car para o ano:

Etapa / Data / Local
1ª – 03/03 – Goiânia (GO)
2ª – 24/03 – Velocitta (SP)
3ª – 21/04 – Interlagos (SP)
4ª – 19/05 – Cascavel (PR)
5ª – 30/06 – Velocitta (SP)
6ª – 28/07 – Goiânia (GO)
7ª – 18/08 – Belo Horizonte (MG) – pode sofrer alteração
8ª – 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) – pode sofrer alteração
9ª – 06/10 – Argentina
10ª – 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª – 24/11 – Brasília (DF)
12ª – 15/12 – Interlagos (SP)

Nota da prefeitura de Belo Horizonte

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) aprovou ontem (21-02), por 10 votos a 2, a supressão arbórea no entorno do Mineirão para a realização da etapa de BH da Stock Car, maior categoria de automobilismo brasileiro, que vai acontecer entre 15 e 18 de agosto. Serão suprimidas 63 árvores, mas como medida compensatória serão plantadas outras 688.

Ficou também definido que a empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas, grande parte delas na região da Pampulha, por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte.

Para solucionar, definitivamente, os problemas com ruídos de eventos no Mineirão, os organizadores da Stock Car implantarão barreiras acústicas.  O projeto de instalação das barreiras acústicas está sob a coordenação do professor da UFMG, Marco Antônio de Mendonça Vecci, notório especialista em acústica no Brasil. As barreiras acústicas serão instaladas de forma permanente, ficando como legado do evento para a cidade. Os locais, a serem definidos no projeto em execução, deverão ser próximos ao Biotério da UFMG e ao Hospital Veterinário, o que garantirá que todo tipo de ruído proveniente de eventos no Mineirão não afete mais estes locais.

Com base nos cálculos realizados pela FIEMG E IPEAD da UFMG, ambas as pesquisas, em conjunto com o cenário atual da Stock Car, convergem para a conclusão de que a realização do evento BH Stock Festival em Belo Horizonte terá um impacto positivo de cerca de R$1 bilhão de reais em 5 anos e trará também como benefícios a geração de empregos temporários em diversas áreas, tais como montagem da estrutura e logística, alimentação, transporte etc. Além disso, o evento é transmitido ao vivo para 153 países, gerando visibilidade a nível mundial para a cidade de Belo Horizonte.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!