Moradores temem novo temporal após duas enchentes, em menos de uma semana, na Grande BH

Vitor Fórneas/BHAZ

A possibilidade de novas chuvas ao longo dos dias leva “medo” aos moradores de Nova Lima. Duas enchentes devastaram a cidade da região metropolitana, em menos de uma semana, e moradores acumulam perdas. Vinte e sete pessoas estão desabrigadas.

Célio Dorneles é um dos atingidos. O temporal da última sexta-feira (24) destruiu tudo que ele tinha em casa, como televisão, cama e colchão, entre outros. “No sábado meus amigos me ajudaram a limpar a casa e doaram várias coisas. A chuva de ontem veio e destruiu tudo. É muito triste ver o que a gente ter ser levado em menos de meia hora”, contou ao BHAZ.

Os moradores relatam que nunca viram uma chuva tão intensa. “Moro aqui há mais de 30 anos e chuva como essa não me lembro. Estamos numa situação precária, mas graças a Deus que no nosso bairro [Alvorada] nenhuma vida foi perdida”, ressalta .

Enchente fez Célio perder os bens, novamente (Vitor Fórneas/BHAZ)

A aposentada Sílvia Lopes teme um novo temporal na cidade, prova disso é que não irá fazer a limpeza da casa que ficou tomada de lama e água. “Foram 50 minutos de chuva que causou uma grande destruição. A minha casa ficou inundada, mas estou em dúvida se limpo, ou não, pois o pessoal está falando de uma nova chuva. Dá medo na gente”, contou.

A previsão é confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Nova Lima Marcelo Santana. “A meteorologia marca chuvas para toda a Grande BH até a próxima sexta-feira (31). Estamos numa situação de emergência”, destacou.

Lama tomou as ruas do bairro Alvorada (Vitor Fórneas/BHAZ)

‘Recomeçar do zero’

A casa da sobrinha de Sílvia também foi tomada pela água e lama. A altura surpreendeu os moradores que, assim com os demais entrevistados, não lembram de algo parecido.

“Vamos ter que recomeçar do zero. Perdemos coisas demais. A água subiu muito rápido, foi um pancadão. Mal limpamos a casa da enchente de sexta e novamente temos que fazer tudo de novo”, desabafou Shirlei Almeida.

Uma caçamba cheia de objetos acumula as perdas dos moradores do bairro Alvorada.

Irmã de Shirlei mostra a altura que a água atingiu (Vitor Fórneas/BHAZ)

Cuidados

A Defesa Civil alerta a população que em caso de chuva forte, a população que mora em área de alagamento deve sair das casas e procurar um lugar seguro, como casa de amigos, parentes ou pontos de abrigo.

O órgão está em regime de plantão e quem precisar de suporte pode ligar para o 9 8708 4094 ou 199.

Veja outros cuidados:

  • Evite transitar ou estacionar carros em encostas;
  • Evite áreas com possível risco de alagamento;
  • Casas construídas perto ou em encostas devem ser constantemente monitoradas;
  • Verifique surgências como trincas ou rachaduras nas casas;
  • Evite aterro ou movimentações de terra neste período.
Moradores colocam em caçamba objetos que perderam (Vitor Fórneas/BHAZ)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!