Bombeiro corre e salva mulher de afogamento na barragem Santa Lúcia em BH

Militares salvam mulher afogamento barragem Santa Lúcia
Militares salvaram mulher de afogamento na barragem Santa Lúcia (Reprodução/StreetView + Divulgação/PMMG)

Uma mulher foi salva após quase se afogar na barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (9). Um bombeiro saiu correndo do 3º Pelotão dos Bombeiros, que fica a cerca de 400 metros do local, para ajudar no salvamento dela. Policiais do 22º Batalhão da Polícia Militar também auxiliaram no resgate da vítima.

O caso ocorreu por volta das 10h30 desta segunda. Um homem que estava em um campo de futebol perto da barragem foi o responsável por acionar os bombeiros após ver a mulher se afogando na lagoa.

As viaturas dos socorristas estavam atendendo outras chamadas e poderiam demorar a chegar ao endereço. Com isso, um bombeiro que estava no 3º pelotão, que fica na avenida Artur Bernardes, via que contorna a lagoa, saiu correndo ao ouvir o chamado no rádio e conseguiu chegar a tempo de salvar a vítima.

Uma viatura policial que também passava pela avenida, na altura da Vila Barragem Santa Lúcia, parou para ajudar no socorro da mulher.

Aos policiais, a mulher contou que se jogou no reservatório de água em uma tentativa de suicídio. Uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao após o salvamento e prestou atendimento à vítima. Ela foi encaminhada para o Cersam (Centro de Referência em Saúde Mental), do bairro Grajaú, na região Oeste de BH.

Prevenção

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país em julho do ano passado. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!