VÍDEO: Mulher é flagrada abandonando dois cães no bairro Buritis, em BH, e vira alvo de denúncia

mulher abandona cães
A mulher parou próximo a um condomínio, tirou os cães do porta-malas e saiu logo em seguida (Reprodução/@ buridogsoficial/Instagram)

Uma ação revoltante foi flagrada por câmeras de segurança de um condomínio do bairro Buritis, na região Oeste Belo Horizonte, na madrugada desta terça-feira (4). Nas imagens, publicadas por uma ONG de defesa animal, é possível ver quando uma mulher estaciona o carro na rua Amilcar Vianna Martins, próximo à entrada de um condomínio, e abandona dois cães que estavam no porta-malas.

A mulher chega a pegar um dos animais pela pele do pescoço para jogá-lo na rua. Ao BHAZ, a administradora Christiane Simões, da iniciativa de ajuda animal BuriDogs, conta que os dois cachorrinhos já foram resgatados durante a tarde (veja abaixo).

O de menor porte, apelidado carinhosamente de “Tuquinho”, foi encaminhado a um veterinário para ser avaliado e por lá recebeu vacinas contra a leishmaniose, raiva e babesia, além de ter feito um hemograma completo que deve ficar pronto amanhã (5).

Assim que saírem os resultados, ele ficará disponível para adoção. O segundo animal, uma cadela já idosa, apelidada de “Vic”, precisará ficar internada em uma clínica parceira da ONG, por estar desidratada.

Sem sinal de maus-tratos

Christiane conta que no mesmo condomínio em que os animais foram abandonados, há poucos dias, a BuriDogs resgatou uma cachorrinha chamada Florzinha. O animal já recebeu todos os cuidados e, no primeiro dia do ano, ganhou um novo lar.

“Com isso, deixamos nosso contato com a portaria e hoje de manhã recebemos o vídeo com esse novo caso. Eu não acreditei”, conta a administradora. Ela acrescenta, ainda, que Tuquinho e Vic foram encontrados assustados, mas sem sinais nítidos de maus tratos.

“Eles não tinham sinais de maus tratos, mas ambos estavam com muitos carrapatos e pulgas. Eles provavelmente não eram tratados como deviam, com um banho, um parasitário, um vermífugo”, relata ela.

Ainda hoje, o vídeo do abandono foi levado ao Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil, onde será investigado. Ao BHAZ, a corporação disse que está sendo “instaurado procedimento para apuração do que foi relatado na ocorrência”.

“Os levantamentos estão sendo realizados pela equipe da Delegacia Especializada em Investigação de Crime contra a Fauna e os envolvidos podem ser responsabilizados por maus-tratos, crime previsto na Lei Ambiental”, reforça a polícia em nota.

Saiba como ajudar a BuriDogs

Em dois anos de trabalho, Christiane conta, orgulhosa, que a BuriDogs já resgatou e cuidou de cerca de 300 animais abandonados. Para manter o projeto de pé, a iniciativa conta com a ajuda financeira.

Doações podem ser feitas por meio do PIX [email protected] ou, ainda, pelo Picpay @buridogs. Todo o dinheiro é revertido no tratamento e cuidado dos cãezinhos resgatados.

“O nosso sucesso é trabalhar com amor e transparência. É muito prazeroso a gente saber que salvou vidas. O olhar deles, o abano de rabo, eles deitarem e colocarem a barriguinha pra cima pra eu passa a mão… esse é meu retorno, é a gratidão deles”, conta Christiane.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!