Mulher abandona bebê em banheiro da Santa Casa de BH; Polícia Civil investiga

mulher-abandona-bebê-hospital
Câmeras de segurança da Santa Casa flagraram uma mulher entrando com bebê e saindo sozinha (Divulgação/Polícia Civil)

Uma mulher está sendo investigada por suspeita de ter abandonado um recém-nascido no banheiro do CEM (Centro de Especialidades Médicas) da Santa Casa de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o bebê de sexo masculino tem de três a quatro dias de vida, e estava no chão do local enrolado em roupas. A Polícia Civil teve acesso às câmeras de segurança do centro de saúde e flagrou a suspeita entrando e saindo do lugar, nessa sexta-feira (24).

De acordo com a PM, um paciente da Santa Casa encontrou o recém-nascido no box do banheiro, próximo ao vaso sanitário, quando entrou no local pela manhã para utilizá-lo. O indivíduo logo avisou a uma funcionária do local, que prontamente deu assistência ao bebê.

O recém-nascido estava enrolado em roupas femininas com uma calça preta. Conforme uma enfermeira informou à polícia, o bebê recebeu atendimento e ainda estava com parte do cordão umbilical preso ao corpo. Ele passou por avaliação e estava, a princípio, com boas condições de saúde.

Em nota ao BHAZ, o GSCBH (Grupo Santa Casa BH) confirmou a informação e disse que o bebê acabou sendo encaminhado “para a maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa BH, onde está sendo assistida por equipe multidisciplinar”. A instituição informou que “funcionários da instituição providenciaram fralda e roupas” (confira a nota na íntegra abaixo).

“Na oportunidade, a Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para o registro do respectivo boletim de ocorrência, que está sendo acompanhado pelo departamento jurídico do GSCBH”, disse o hospital. O grupo reforçou que “a segurança da instituição é criteriosa e que apenas tem acesso ao interior do CEM, os pacientes e acompanhantes, portando documento e crachá de visitante”. 

Polícia Civil identifica suspeita do crime

As peças de roupa em que o recém-nascido estava enrolado passarão por perícia. A Polícia Civil também esteve presente no hospital e realizou perícia inicial. Ao acessar as câmeras de segurança, a equipe identificou uma mulher entrando no centro de saúde e circulando com um bebê no colo. Depois, a mesma mulher sai do local sem a criança. Confira:

Suspeita entrando na Santa Casa BH com um bebê no colo (Divulgação/Polícia Civil)
Suspeita deixando o local sem o bebê (Divulgação/Polícia Civil)

A corporação informou, por meio de nota, que “instaurou inquérito para investigar a prática do crime de abandono de incapaz, ocorrido no Centro de Especialidades Médicas na Santa Casa, na capital”. Além disso, a polícia conta com o apoio da população para localizar a suspeita, “por meio dos canais de denúncia, Disque 181 ou 100”, com qualquer informação que possa identificá-la (leia a nota na íntegra abaixo).

Nota do Grupo Santa Casa na íntegra

O Grupo Santa Casa BH (GSCBH) confirma a informação de que foi encontrado um bebê recém-nascido abandonado no banheiro masculino do Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa BH (CEM). A criança, do sexo masculino, foi encontrada por um usuário, que avisou os funcionários da instituição. Ela foi encaminhada para a maternidade Hilda Brandão, da Santa Casa BH, onde está sendo assistida por equipe multidisciplinar. Funcionários da instituição providenciaram fralda e roupas. Na oportunidade, a Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para o registro do respectivo boletim de ocorrência, que está sendo acompanhado pelo departamento jurídico do GSCBH. Reforçamos que a segurança da instituição é criteriosa e que apenas tem acesso ao interior do CEM, os pacientes e acompanhantes, portando documento e crachá de visitante. As imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas e foram disponibilizadas para a polícia.

Nota da Polícia Civil na íntegra

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, nesta tarde (24/6), instaurou inquérito para investigar a prática do crime de abandono de incapaz, ocorrido no Centro de Especialidades Médicas na Santa Casa, na capital. A PCMG conta com o apoio da população para que possa, por meio dos canais de denúncia, Disque 181 ou 100, auxiliar com qualquer informação na identificação da suspeita.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!