Mulher leva soco no rosto ao ser assaltada no Centro de BH e autor acaba linchado

avenida amazonas centro de belo horizonte
Mulher foi agredida e assaltada na avenida Amazonas (Reprodução/Google Street View)

Uma mulher foi agredida na região Central de Belo Horizonte durante um assalto sofrido no fim da tarde desse sábado (5). Não satisfeito em roubar o celular e um cartão bancário da vítima, o autor desferiu socos contra o rosto e o braço dela. Pessoas que passavam pela região ouviram os gritos de socorro, alcançaram e agrediram o rapaz, que foi detido pela Polícia Militar na sequência.

A jovem de 22 anos foi abordada quando caminhava pela avenida Amazonas, perto do cruzamento com a rua dos Tupis, por volta das 17h30 de ontem. O homem de 30 anos colocou os braços sobre o ombro da vítima, como se fosse o namorado dela, e anunciou o assalto: “Me passa o celular, estou armado e, se você não passar, vou atirar em você”, afirmou, segundo relato da mulher aos militares.

Sem visualizar a arma anunciada, a jovem se negou a entregar o celular e levou um soco na boca em seguida. Além disso, foi empurrada contra a porta de aço de um estabelecimento e levou outro soco no braço após ter o celular arrancado da cintura. Em seguida, o autor fugiu em direção à rua Curitiba. A vítima, mesmo com a boca sangrando, decidiu correr atrás do homem gritando por socorro.

Linchamento

Na rua Padre Belchior, pessoas que passavam pela região ouviram os apelos da jovem e alcançaram o homem. Ele, por sua vez, foi agredido com chutes e socos por essas pessoas. A Polícia Militar foi acionada e informou que, quanto chegou ao local onde o autor estava detido, as pessoas que o agrediram fugiram.

O rapaz foi algemado, recusou receber atendimento médico e disse, segundo os militares, que mataria todos os policiais que participavam da prisão dele, que seria solto no dia seguinte ao alegar na audiência que foi agredido pelos agentes de segurança. Segundo a PM, ele já foi detido em outras oportunidades por roubo, furto, tráfico de drogas, ameaça, receptação e fuga de preso de delegacia.

Não reaja

A Polícia Militar militar, a exemplo do que é consenso entre todas as forças de segurança, orienta para que a vítima não reaja em hipótese alguma. Confira as orientações caso seja vítima de roubo:

  • Mantenha a calma;
  • Comunique-se, faça movimentos lentos e nunca REAJA, pois o infrator com um mínimo gesto pode se exaltar, lhe agredir e até realizar um disparo com arma de fogo;
  • Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado;
  • Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor;
  • Discretamente, procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais  visitados, veículos utilizados, etc.

Em caso de roubo a residência:

  • Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes valem-se de nossos descuidos;
  • Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída;
  • Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica, etc., devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando franquear a entrada de um deles em seu lar;
  • Não guarde valores de monta em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização.
Thiago Ricci[email protected]

Editor-executivo do BHAZ desde agosto de 2018, cargo ocupado também entre 2016 e 2017. Jornalista pós-graduado em Jornalismo Investigativo, pela Abraji/ESPM. Editor-chefe do SouBH entre 2017 e 2018; correspondente do jornal O Globo em Minas Gerais, entre 2014 e 2015, durante as eleições presidenciais; com passagens pelos jornais Hoje em Dia e Metro, TVs Record e Band, além da rádio UFMG Educativa, portal Terra e ONG Oficina de Imagens. Teve reportagens agraciadas pelos prêmios CDL, Délio Rocha, Adep-MG e Sindibel.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!