Museu Histórico Abílio Barreto recebe seminário gratuito sobre imigração italiana

Gilvan Rodrigues/PBH

O Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim) recebe a partir desta terça-feira (14) o 6º Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), será realizado pelo Comitato degli Italiani all’Estero (Comites-MG), a Associação Ponte entre Culturas e o Consulado da Itália.

O seminário apresenta programação diversificada, com palestras, lançamento de livro e mesas redondas. A programação, que se encerra no sábado, dia 18, é gratuita e é necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

O seminário tem como objetivo difundir e tornar conhecida a história da migração italiana no estado. Com uma programação ampla, busca resgatar a memória de um importante período histórico. A programação inclui o “Minicurso de iniciação às pesquisas genealógicas de famílias italianas”, que será realizado entre hoje e quinta, dia 16, das 19h às 21h30. O curso será ministrado pelo palestrante Stanley de Souza, sócio efetivo do Colégio Brasileiro de Genealogia.

Na sexta-feira (17), será realizado o lançamento do livro “A História (quase verdadeira) do Soldado Desconhecido, Contada como uma Autobiografia”, de Emilio Franzina.  A obra trata de um herói brasileiro, filho de emigrantes italianos cujo sonho de conhecer o país de seus pais acaba levando-o a alistar-se voluntariamente no exército italiano a fim de entrar na guerra contra a invasão austro-húngara. Na ocasião o autor participará de um bate-papo e de palestra.

Para participar da programação do último dia, sábado, é necessário fazer um credenciamento a partir das 8h30. Em seguida há a abertura oficial das atividades do dia, com duas mesas redondas que debatem aspectos pertinentes à migração italiana e sessão de palestras com professores e historiadores renomados.

Da Prefeitura de Belo Horizonte

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!