Natal iluminado deve ocorrer em BH, mas com restrições; entenda

Luzes de natal na praça da liberdade 2020
Regras do Natal iluminado devem ser divulgadas nesta terça-feira (Amanda Dias/BHAZ)

Após ser confirmado o pedido de cancelamento do Natal iluminado, que ocorre todo ano na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, um novo parecer aponta que haverá sim a famosa iluminação de Natal. No entanto, ao contrário de anos anteriores, a iniciativa deve contar com regras de restrição devido à pandemia do novo coronavírus.

O Comitê de Combate à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) teria dado passe livre para a iluminação, mas as regras de visitação serão divulgadas apenas nos próximos dias. O grupo é formado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, e pelos especialistas Carlos Starling, Estevão Urbano e Unaí Tupinambás.

Distanciamento de segurança deve estar entre regras (Amanda Dias/BHAZ)

Anteriormente, o Comitê fez um pedido formal a Alexandre Kalil (PSD) para que a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade não seja realizada neste ano na capital mineira. A razão é o aumento de casos do novo coronavírus na capital e a aglomeração que o evento provoca.

Em conversa com o BHAZ, na semana passada, o médico infectologista Estêvão Urbano fez ponderações sobre o assunto. “A recomendação do comitê é que não tenha e, se tiver, que seja de uma forma que a pessoa só possa apreciar de dentro do próprio carro. A definição vai depender do prefeito”, disse.

Estevão Urbano ressaltou que a palavra final será de Kalil e do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis. “Fizemos a recomendação e está em processamento [o nosso pedido]. Tenho até que ligar para eles e saber como está o nosso pedido”, reforçou na época.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!