Pesquisar
Close this search box.

Nível do principal reservatório de BH é o pior em 4 anos e Copasa faz apelo: ‘Evitem o desperdício’

18/09/2024 às 16h31
Copasa diz que municípios não correm risco de desabastecimento (Reprodução/Copasa)

Os efeitos da estiagem de cinco meses já são sentidos no principal reservatório de água da Grande Belo Horizonte, o Sistema Paraopeba, que atingiu o menor nível dos últimos quatro anos. Em comunicado, a Copasa disse que não há risco de desabastecimento, mas pediu que a população faça uso consciente do recurso.

Nessa terça-feira (17), o nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba (composto por Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores), atingiu o marco de 59,9%. O número representa uma queda de 29,3% em relação a maio deste ano, quando o período de seca se iniciou e os reservatórios estavam em 89,2%.

O último registro de dados tão baixos foi em fevereiro de 2020, quando o sistema chegou ao nível de 53,2%.

A Copasa explicou, por meio de nota, que a redução no volume das fontes de água é resultado do período prolongado de seca. “Em períodos normais, especificamente em cerca de 640 cidades do Estado, a Copasa distribui diariamente, em média, 278,5 bilhões de litros de água aos seus clientes. No entanto, diante da seca e das altas temperaturas, a Copasa registra em média um aumento de 20% do consumo de água e é aí que acontece o desequilíbrio dos sistemas de abastecimento”, explica a companhia.

A empresa também informou que, até o momento, os municípios não correm risco imediato de desabastecimento, mas algumas cidades enfrentam medidas mais drásticas, como rodízio e racionamento: Lavras e São Gonçalo do Sapucaí, na região Sul, e Prata, no Triângulo Mineiro.

‘Evitem o desperdício de água’

“Para que o sistema de fornecimento de água siga acontecendo até a chegada do período chuvoso, a Copasa faz um chamado à população para adotar medidas que evitem o desperdício de água“, continua o comunicado.

Veja as recomendações:

  • Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
  • Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
  • Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada;
  • Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
  • E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.
[author_socials_links]

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ