‘No domingo a rua é nossa’: Programa de lazer volta a funcionar integralmente em BH

caminhada
Ruas de BH voltarão a ter atividades de saúde e lazer (Moisés Teodoro/BHAZ)

O programa “No domingo a rua é nossa“, que fecha vias da capital para que moradores possam praticar exercícios e se divertir, voltará a operar de forma integral a partir deste domingo (5). A retomada foi confirmada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta sexta-feira (3). O programa vinha sendo reaberto, de forma gradual, desde o ano passado, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

De 7h às 12h, a comunidade voltará a ter oportunidade de participar do programa na Avenida José Cândido da Silveira (entre as ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi, no bairro Cidade Nova, região Nordeste). O “No domingo a rua é nossa” tem o objetivo de disponibilizar espaços públicos para a comunidade praticar atividades físicas e de lazer.

As ruas e avenidas do programa foram reativadas de forma progressiva e seguindo a análise do funcionamento dos espaços abertos, além do perfil das atividades praticadas. Também foi avaliado o potencial de aglomeração e o quadro de indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte.

As vias disponíveis são avenidas Bandeirantes (entre as praças JK e Bandeiras, bairro Mangabeiras, região Centro-Sul), Prudente de Morais (entre Av. Contorno e Rua Acaraú, bairro Cidade Jardim, Centro Sul), Clarins (entre ruas das Castanholas e dos Bandolins, bairro Califórnia, Noroeste), e Henrique Badaró Portugal (entre ruas José Silveira e Eli Seabra Filho, bairro Buritis, Oeste), além da Praça Raul Soares (pista central, Centro Sul).

Retomada começou em 2020

Em julho do ano passado, a prefeitura anunciou a retomada gradual do programa. As atividades estavam suspensas desde março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Com a reabertura parcial, a PBH disponibilizou espaços em horário reduzido e em apenas três das vias que integram o circuito. Segundo a PBH, a retomada foi possível graças ao avanço da vacinação e ao cenário atual dos indicadores da Covid na capital.

Anteriormente, apenas as avenidas Bandeirantes e Prudente de Morais, além da Praça Raul Soares (pista central), estavam autorizadas a receber o programa. Em todos esses locais, o perfil de público é de praticantes de caminhada, corrida e ciclistas.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!