Os eleitores de BH votaram contra a adoção de uma nova bandeira para a capital mineira. Com 88,43% das urnas apuradas, já é possível antever o resultado do referendo que definia a nova bandeira. Mais de 70% dos belo-horizontinos votaram contra a nova bandeira.
Neste ano, os eleitores de Belo Horizonte, além dos votos para prefeito e vereador, votaram para definir se a cidade adotaria uma nova bandeira.
Uma proposta de substituição da bandeira tramitou na Câmara de BH em 2023, mas para passar a valer o novo símbolo um referendo popular deveria chancelar a escolha nas eleições 2024.
A proposta de substituir a bandeira foi definida depois de o designer gráfico Gabriel Figueiredo criar a nova identidade e apresentá-la nas redes sociais. Após ganhar a internet, vereadores apresentaram um projeto para substituí-la.
A nova proposta trazia símbolos de BH através do seu design. O céu era retratado pela cor azul, a Serra do Curral pela cor verde e o sol finaliza a bandeira.
Com o resultado, BH mantém a atual bandeira. O formato foi instituído por lei em 1995 e consiste na aplicação do brasão oficial da cidade em um fundo branco.