Nova etapa de vacinação contra Covid-19 em BH é realizada no sábado

vacina de oxford astrazeneca rio de janeiro
Vacinação ocorrerá neste sábado em pontos espalhados pelas regionais de BH (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Idosos entre 86 anos e 88 anos que residem em Belo Horizonte começam a ser vacinados contra o coronavírus neste sábado (13). A vacinação será realizada em postos específicos nas nove regionais da cidade. Com exceção dos acamados, apenas os idosos com 89 anos ou mais serão vacinados em casa, por medida de segurança, para evitar maiores riscos de contaminação.

O idoso entre 86 (completos até 28 de fevereiro de 2021) e 88 anos deve consultar a lista de postos de vacinação disponível aqui. O funcionamento dos centros de saúde, no sábado, será exclusivamente para aplicação da vacina contra Covid-19 nos idosos com idades entre 86 e 88 anos. Não serão aplicadas outras vacinas e nem realizado atendimento à população.

Para ser atendido, o idoso deve levar:

  • Documento com foto;
  • Comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • CPF.

O horário de vacinação será de acordo com a idade:

  • Das 9h às 12h: pessoas com 86 e 87 anos
  • Das 12h às 15h: pessoas com 88 anos.

De acordo com a prefeitura, todos desta faixa etária serão vacinados, não sendo necessário chegar mais cedo que o horário previsto, para evitar filas e aglomerações. As medidas de segurança contra o coronavírus devem ser respeitadas nos postos de vacinação. O uso de máscara é obrigatório e não será permitido qualquer tipo de aglomeração.

A estimativa é imunizar até 24 mil pessoas nessa faixa etária com 48,4 mil doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, repassadas para a Prefeitura nessa quarta-feira (10). A segunda dose será ministrada de duas a quatro semanas depois da primeira.

Exceções

Para garantir a imunização dos idosos com idade entre 86 e 88 anos que não conseguirem ir aos locais de vacinação no sábado, a prefeitura vai disponibilizar postos para aplicação da vacina durante a semana, do dia 15 a 19 de fevereiro. A lista dos locais está disponível no Portal da Prefeitura. Para receber a vacina, é necessário apresentar os mesmos documentos.

Idosos acamados entre 86 e 88 anos devem preencher formulário específico que estará disponível no portal da PBH a partir da próxima segunda-feira (15). A vacinação será por agendamento em domicílio. Os idosos com 89 anos ou mais, que serão vacinados em casa, têm até hoje (12) para se cadastrar.

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!