A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sancionou, nesta terça-feira (17), uma lei que permite a entrada de pessoas com garrafinhas de água em todos os shows e festas na capital mineira. De acordo com o texto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a proibição será permitida apenas se a produtora do evento fornecer hidratação gratuita.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
A lei determina que, para vedar a entrada de água, os organizadores devem disponibilizar bebedouros, realizar a distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, sem custos adicionais ao consumidor em qualquer caso.
A PBH destaca que nos casos em que houver proibição da entrada de água para hidratação pessoal e não forem assegurados outros meios eficazes de hidratação, sem custos adicionais ao consumidor, os promotores do evento estarão sujeitos à pena de multa nos termos do regulamento.
Além disso, a nova legislação prevê que os organizadores também devem adotar medidas adequadas às condições meteorológicas previstas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento, para promover o conforto térmico do público.
Morte em show da Taylor Swift provocou mudanças
O cuidado com a saúde da pessoas durante festas e shows veio à tona após a morte de Ana Clara Benevides durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro. A jovem de 23 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória após uma exaustão térmica causada pelo calor durante o evento.