Pesquisar
Close this search box.

Governo de Minas anuncia compra de 24 novos trens para o Metrô de BH

Por

novos trens metrô de bh
Novos trens do Metrô de BH chegarão em 2026 (Amanda Dias/BHAZ)

O Governo de Minas anunciou hoje (28) a compra de 24 novos trens para o Metrô de BH. A expectativa é de que a nova frota comece a operar no primeiro semestre de 2026. A concessionária espera oferecer mais conforto e regularidade nas viagens para os usuários.

A empresa chinesa Changchun Railway Vehicles é a responsável pela fabricação da nova frota, cujo projeto já iniciou. A expectativa é de que o primeiro trem chege no Brasil em 2026. As novas composições irão operar nas linhas 1 e 2 do Metrô de BH. O investimento será de R$ 3 bilhões.

Cada um dos 24 novos trens terão quatro carros e vão ser equipados com Operação Automática do Trem, um sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens. Uma outra promessa é a economia no consumo de energia. Ao todo, serão 96 novos vagões.

Novidades dos trens

Os novos carros possuirão monitores digitais que vão reproduzir informações da viagem. Haverá amplas janelas que possibilitarão iluminação externa natural, e os vagões serão projetados para fornecer mais espaço interno aos usuários.

O design ainda está em fase de definição. Inicialmente, a intenção é representar a complexidade cultural de Minas Gerais. A modernização dos trens está dentro do contrato de concessão gerido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (28), Romeu Zema (Novo) falou sobre os problemas de mobilidade gerados pela falta de ampliação do metrô. “Transitar por Belo Horizonte sempre foi um pesadelo, mas com o metrô e também com Rodoanel, esse período está com os dias contados para terminar”.

“O que hoje se leva 1h15 a 1h30, quem vem do Oeste como eu fazia e quer ir para o Leste, com toda certeza vai fazer isso em meia hora ou até menos com Rodoanel. E essas duas soluções de transportes com toda a certeza vão fazer com que a mobilidade urbana tenha a melhor melhoria em décadas”, assegurou o governador.

Tema delicado para os belo–horizontinos

A secretária de estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto falou sobre o sonho de modernização do Metrô de BH. “O mineiro é conhecido por ser um povo desconfiado, e o belo–horizontino é ainda mais desconfiado quando o tema é metrô”.

“Mas hoje, nós temos um governo diferente. O nosso governador Romeu Zema e o nosso vice–governador Professor Mateus, eles nos lideram de tal formam que eles sempre buscam fazer com que a gente não anuncie ideias ou sonhos, mas que a gente anuncie realizações concretas, que é o que nós estamos fazendo aqui hoje”.

Atualmente, a frota do Metrô de BH é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez da série 1000, que começaram a operar em 2015. Os novos carros substituirão os trens da série 900. A previsão de conclusão das obras de revitalização é até outubro de 2025.

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ