Número de emergência do Samu já está normalizado: Ligue 192!

ambulância Samu
O 192 para acionar o Samu já está de volta após algumas horas fora do ar (Amanda Dias/BHAZ)

Depois de sair do ar por algumas horas, o disque 192 para o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) voltou ao normal. O restabelecimento do serviço ocorreu por volta das 21h dessa terça-feira (3). Dessa forma, o número 199 volta a ser usado apenas para a função original: chamados para a Defesa Civil de Belo Horizonte, como ocorrências ligadas às chuvas, irregularidades em construções etc.

O plano de contingência com uso do número 199 da Defesa Civil precisou ser acionado, no início da noite de ontem, devido à instabilidade na linha da empresa fornecedora de telefonia.

Fora do ar

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) mudou no início da noite dessa terça-feira (3), temporariamente, o número de telefone pelo qual deve ser solicitado o atendimento do Samu. Durante cerca de duas horas, as chamadas deveriam ser feitas para o número 199 – e não para o 192, como normalmente acontece.

O 199 é o mesmo número que recebe as chamadas de quem solicita atendimento da Defesa Civil Municipal. De acordo com o órgão, tratou-se de um plano de contingência que precisou ser adotado devido a uma instabilidade na linha 192.

Edição: Thiago Ricci
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!