A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MG) inauguraram, em conjunto, a nova sede das instituições nesta sexta-feira (13). O prédio, batizado Edifício das Liberdades e localizado no bairro Barro Preto, na região Centro-Sul de BH, passa a integrar, desde já, toda a estrutura administrativa das duas entidades.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Presidente da OAB-MG desde 2022, Sérgio Rodrigues Leonardo revela que a antiga sede, localizada no bairro Cruzeiro e inaugurada há 50 anos, apresentava uma série de problemas estruturais. “O precário estado da sede antiga gerava múltiplos obstáculos ao pleno desenvolvimento das atividades da seccional mineira e impedia a inovação, a inclusão e o avanço da entidade”, justifica.
Ainda segundo ele, a seção mineira teve aumento exponencial de inscritos e serviços prestados nos últimos anos, formando necessidade de “um espaço que comportasse as demandas da classe”. De acordo com os dados mais recentes da seção nacional da OAB, Minas Gerais possui 142.221 advogados registrados na Ordem, 3.291 estagiários e 5.882 suplementares.
A cerimônia de inauguração, que teve início por volta das 14h30, fechou a rua Tenente Brito Melo com convidados e agentes da segurança pública.
Distribuição
Durante a inauguração, as instituições explicaram a divisão do prédio, que visa maior conforto e integração entre os funcionários. Os andares pares são destinados à estrutura da OAB, enquanto os ímpares ficam a cargo dos departamentos da CAA. Refeitório e o último andar (13°) são compartilhados.
Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas, Gustavo Chalfun, defende que a inauguração representa um “divisor de águas na história das instituições”. “Às vezes, parecia que os objetivos eram distintos. Nos últimos anos, OAB e CAA uniram forças para buscar soluções para toda a advocacia mineira”, diz.
No plano de transição, a Caixa de Assistência adquiriu o prédio, enquanto a Ordem ficou responsável pelas adequações da estrutura, montagem do espaço, mobília e equipamentos. O Edifício das Liberdades deve ficar aberto à visitação ao longo do próximo mês.