Pesquisar
Close this search box.

Obras para demolir anexo do Edifício Sulacap, no Centro de BH, começam; Praça da Independência será criada no local

Por

obras edificio sulecap
Uma Praça da Independência será construído no local onde fica o anexo do edifício Sulecap (Divulgação/PBH)

Começaram nesta quarta-feira (29) as obras para demolir o anexo do Edifício Sulacap-Sulamérica, na avenida Afonso Pena, no Centro de BH. No local, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai reconstituir a Praça da Independência, projeto original que já existia desde a década de 1940.

As obras fazem parte do programa de requalificação da região central de BH, o Centro de Todo Mundo. Ao todo, o município investiu cerca de R$ 3 milhões para reconstituir a praça.

“Isso aqui era um entrave no Centro de Belo Horizonte. Uma obra que foi construída nos anos 40, com uma beleza, com uma finalidade de abrir a visão para o viaduto. Anos depois, construíram esse ‘monstrengo’ aqui. Desde 2000 já tinha uma lei autorizando a desapropriação. E pudemos fazer agora essa desapropriação para tirar isso daqui e voltar como era antes”, disse o prefeito de BH, Fuad Noman.

De acordo com a PBH, a expectativa é de que o trabalho seja concluído em cinco meses. Ainda de acordo com a prefeitura, nenhum trecho da avenida Afonso Pena precisará de interdição.

Praça da Independência será criada no local (Divulgação/PBH)

Edifício histórico

Na década de 40, o arquiteto italiano Roberto Capello finalizou a construção do Conjunto Sulacap-Sulamerica com um estilo “protomoderno”. Uma produção característica que transita entre o fim do século XIX e o começo do século XX.

O objetivo da construção era de formar dois prédios iguais, simetricamente opostos, com as torres posicionadas de forma estratégica, harmonizando com o entorno.

Cerca de 30 anos depois, anexos foram criados ligando os edifícios Sulacap e Sulamérica que teriam danificado a arquitetura e o urbanismo histórico do local.

Em 12 de setembro de 2000, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte aprovou novas diretrizes de proteção do conjunto. Com isso, ficou definido a demolição do anexo e a restauração dos jardins anteriormente existentes como espaço público.

João Lages

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ