A Prefeitura de Belo Horizonte conclui as obras na rua Sapucaí, um dos principais cartões-postais da capital mineira, às vésperas do Carnaval. A entrega oficial ocorre nesta sexta-feira (28), com a presença do prefeito em exercício, Álvaro Damião.
Localizada no Bairro Floresta, em área topograficamente mais elevada, a Sapucaí é um mirante para o Centro da cidade, com vista para o conjunto urbano da Praça da Estação e parte do conjunto da Praça Rui Barbosa e adjacências. Com as mudanças, a rua foi fechada para trânsito e se transformou em um mirante com atividades de lazer para a comunidade.
As atividades foram supervisionadas pela Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) contaram com investimento de R$ 4,7 milhões dos cofres municipais.
Ainda na sexta-feira, o prefeito também participa da entrega das obras na Praça Rio Branco, conhecida como Praça da Rodoviária, localizada no Centro de BH.
O que muda na Sapucaí?
As intervenções ao longo dos 600 metros de comprimento por 16 metros de largura da via, no trecho entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno, incluem:
- Pavimentação de um plano único entre os dois passeios, com nivelamento do piso em concreto armado e intertravado, além de trechos em piso gramado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa;
- Implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres;
- Adequação do sistema de drenagem;
- Instalação de mobiliários como bancos e cestos coletores metálicos;
- Arborização e paisagismo.
Carnaval na Sapucaí
Conhecida como um dos principais pontos de concentração do Carnaval de Belo Horizonte, a Rua Sapucaí receberá apenas três blocos neste ano. A Corte Devassa, por exemplo, que há 13 anos realizava sua concentração na via, precisou se adaptar. Em 2025, a festa da agremiação será realizada na Avenida Assis Chateaubriand, no sentido da Rua Itambé.
Na Sapucaí, conforme a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), haverá apenas a apresentação do bloco Baiãozinho de Rua, focado em percussão. O desfile acontece no trecho que já foi finalizado, entre a Assis Chateaubriand e rua Tabaiares, no dia 2 de março, domingo de Carnaval, às 9h.
Além disso, dois blocos, Eleganza e Diabas de Luneta, farão sua concentração na interseção da Rua Sapucaí com a Rua Silva Jardim. Os cortejos estão programados para as tardes de 1º e 2 de março, respectivamente.