Ocupação das UTIs Covid em BH sai da zona de controle após 75 dias

UTI
Indicador ainda é o único no nível amarelo (FOTO ILUSTRATIVA: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Após 75 dias na zona de controle, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 voltou a entrar no nível amarelo – que representa maior atenção. A taxa subiu de 49,6% para 50,8% de segunda (8) para terça-feira (9), conforme mostra o boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). A ocupação se refere tanto aos leitos públicos (Rede SUS) quanto privados (Rede Suplementar de Saúde de BH).

Desde 25 de agosto, a lotação não ficava acima de 50%. A taxa de ocupação da enfermaria Covid-19 também começa a preocupar, já está em 49,9%, bem próxima do nível de alerta. Na segunda-feira, a lotação era de 45%.

Outro indicador que está no nível verde – o mais controlado – mas que pode alcançar a zona de atenção nos próximos dias é o de transmissão (RT) do novo coronavírus. Levantamento mostra que o número está em 0,96. Na prática, isso significa que cada 100 pessoas contaminadas têm potencial de transmissão a outras 96. Se o indicador ultrapassar o número 1, espera-se um aumento de casos.

Boletim de Covid-19 mais recente (PBH/Divulgação)

Perdas e vacinados

A capital mineira contabilizou 10 óbitos e 88 novos infectados, segundo o último levantamento da prefeitura. São 6.952 vidas perdidas para a Covid-19, além de 289.895 pessoas que já se infectaram com o vírus. Atualmente, BH tem pelo menos 965 pessoas contaminadas com o novo coronavírus.

Já em relação à vacinação contra a Covid-19, 82,9% do público-alvo com mais de 12 anos tomou a primeira dose e 65,7% completou o esquema de imunização.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!