Covid em BH: Ocupação de enfermarias sai do vermelho pela primeira vez em quatro semanas

enfermarias bh
Na última semana, a PBH teve que abrir 10 leitos pediátricos para atender crianças com sintomas respiratórios (Amanda Dias/BHAZ)

Depois de um mês no vermelho, a ocupação de enfermarias destinadas a pacientes com Covid-19 em Belo Horizonte finalmente saiu do cenário mais crítico. A informação foi divulgada no fim da tarde de hoje (7) pelo Boletim Epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Segundo o levantamento, 68,2% das 1.217 enfermarias da capital estão ocupadas.

As UTIs das redes pública e privada também tiveram uma queda significativa no número de pacientes. De sexta-feira (4) até hoje, o número de internados caiu de 87,7% para 83,3%. Ainda assim, o indicador segue no nível de alerta máximo.

No último dia 3, prefeitura de BH abriu novos dez leitos de enfermaria para atender crianças com Covid. A administração municipal ressalta que “pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para o exame de Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e Enfermaria dedicados à doença, já que os sintomas são semelhantes”. 

E a transmissão?

Desde a última semana, o fator Rt – indicador que mede a velocidade de transmissão do vírus na cidade – também registrou uma leve queda. O número saiu de 1,06 na última sexta-feira (4), atingindo, hoje (7), 1,02.

Apesar da redução, o indicador permanece no nível de alerta intermediário. O cenário mais favorável para o Rt, segundo especialista, é quando ele se encontra abaixo de 1.

PBH convoca nova faixa etária

Ainda nesta segunda-feira (7), a PBH anunciou que vai iniciar nos próximos dias a vacinação de crianças de 5 e 6 anos sem comorbidades contra a Covid-19. Poderão receber o imunizante as crianças de 6 anos completos até a data da aplicação e as nascidas de fevereiro a julho de 2016 e que ainda tenham 5 anos na data da vacinação.

Além das crianças, pessoas com alto grau de imunossupressão poderão tomar a quarta dose. Confira o cronograma de imunização:

Dia 08/02, terça-feira: 

  • primeira dose para crianças sem comorbidades de 6 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas;
  • dose de reforço para pessoas de 40 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas;

Dia 09/02, quarta-feira:

  • primeira dose para crianças sem comorbidades de 5 anos, nascidas de fevereiro a julho de 2016 e que ainda tenham 5 anos na data da vacinação.
  • repescagem de dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7 e 6 anos, completos até a data da vacinação.

Dia 10/02, quinta-feira: 

  • quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação.

Dia 11/02, sexta-feira: 

  • dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação.
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!