No vermelho: Após novo aumento, ocupação de UTIs para pacientes com Covid atinge nível de alerta em BH

santa casa bh
No SUS, a ocupação das UTIs chega aos 87,5% (Amanda Dias/BHAZ)

A ocupação de leitos destinados a pacientes com quadros graves de Covid-19 subiu pelo quarto dia consecutivo e atingiu o nível de alerta máximo nesta quarta-feira (12). Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no começo da noite, a capital tem 70,8% das UTIs ocupadas.

O número contempla os 216 leitos disponíveis nas redes pública e privada. No SUS (Sistema Único de Saúde), a ocupação chega aos 87,5%.

Também no vermelho está a situação das enfermarias, que sofreu um grande aumento a taxa de ocupação de ontem (11) para hoje. Apesar da abertura de novos 25 leitos, o número saltou de 70,9% para 77,1%.

Indicadores de monitoramento da Covid-19 nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (Reprodução/PBH)

Novos leitos

Nessa terça-feira (11), a PBH anunciou a abertura de novos 25 leitos de enfermaria, para garantir o atendimento da população. Apesar do reforço, os 355 leitos que integram o SUS estão lotados. Segundo o boletim de hoje, a ocupação chega aos 98,3% na rede pública.

Só nos últimos dias, a prefeitura abriu 130 novos leitos para amenizar os impactos da demanda. A Secretaria Municipal de Saúde garante, no entanto, que a alta demanda por leitos não é, necessariamente, de pacientes com Covid-19 (veja aqui).

“É importante reforçar que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e Enfermaria dedicados à doença, considerando que os sintomas são parecidos”, explicou a PBH, em nota.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!